Nenhum

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2130 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conheça os vários tipos de conexão

Já ouviu falar de EDGE? E WiMax? Wi-Fi, AdHoc, xDSL? Conheça os vários tipos de conexão e relembre os caminhos pelos quais a internet de alta velocidade teve de passar até chegar ao que é hoje!



• 0
• [pic]100.743 visualizações
• [pic]


Por Durval Ramos Junior em 20 de Janeiro de 2010

A internet evoluiumuito na última década. O que era apenas uma utopia em filmes de ficção científica, hoje está cada vez mais presente em nossas vidas. Se você é internauta de longa data, deve ter acompanhado todas as transformações do mundo digital e visto aquela conexão lenta e chiada virar algo rápido e móvel.


Foram tantas mudanças e em tão pouco tempo que fica difícil explicar qual veio antes ou a diferençaentre uma e outra. Isso sem falar daquelas que você nunca ouviu falar.


Para facilitar sua vida ou até refrescar sua memória, o portal Baixaki preparou um especial sobre os diferentes tipos de conexão. Será que você conhece todas?


[pic]Vale lembrar que as explicações aqui apresentadas são apenas uma visão geral do assunto e não possuem grande aprofundamento em quesitos mais técnicos. Paramais informações sobre cada tecnologia, basta conferir os artigos sugeridos em cada tópico.


No princípio era o fio


A internet deu seus primeiros passos a partir de cabos e fios. Apesar de soar como algo bastante antiquado, esses tipos de conexões ainda são amplamente utilizados, principalmente devido à alta velocidade obtida por alguns.


Dial Modem


A famosa internet discada foipraticamente o pontapé inicial da rede no Brasil. Apesar de ainda ser utilizada, não é mais tão popular quanto foi no início dos anos 2000.


O motivo? A baixa velocidade. A conexão Dial Modem alcançava, no máximo, míseros 56,6 kbps. Sem contar o irritante som que emitia enquanto conectava e o fato de cair sempre que alguém tirava o telefone do gancho.


Além disso, como a conexão era feita apartir de uma ligação telefônica para a operadora, o computador precisava ficar próximo a alguma tomada ou ao alcance do fio. Como a grande maioria dos cabos tinha apenas 1,5m, a distância era bastante limitada. Porém nada impedia de comprar uma extensão maior e alcançar incríveis 5 metros da tomada!


xDSL


Acessar a internet até cinco vezes mais rápido do que a conexão discada econseguir falar ao telefone ao mesmo tempo. Por esse simples motivo, a banda larga foi vista como a grande revolução tecnológica para muitos internautas. E foram as conexões da família xDSL (Digital Subscriber Line, ou linha de assinante digital) as primeiras a se popularizarem nesse sentido.


[pic]


Este tipo de conexão ainda utilizava uma linha telefônica para acessar a internet, mas conectada aum modem externo específico, o que acabava com a necessidade fazer ligações para a operadora. Você simplesmente pagava uma mensalidade para a empresa, que liberava o sinal em sua residência.


A velocidade, em comparação com a internet discada, era o paraíso: 128 kbps, no mínimo. Mas a xDLS era capaz de alcançar inimagináveis (ao menos para a época) 24 Mbps.


Para saber mais sobre asconexões xDLS, confira este artigo do portal Baixaki.


Cabo


Você já deve ter ouvido falar de TV a cabo, certo? Algumas empresas decidiram aliar a ela o acesso à internet. Com isso, uma linha telefônica não era mais pré-requisito para se conectar, o que deu mais liberdade ao usuário.


Outra grande vantagem deste tipo de conexão é a velocidade, que varia entre 70 kbps e 150 Mbps. Além disso,a internet a cabo facilitou a criação de redes de computadores, dividindo a conexão com múltiplas máquinas, sem contar a distribuição sem fio através de roteadores wireless.


[pic]


O problema é que a internet a cabo necessita de um modem especial para receber o sinal via cabeamento de televisão. O aparelho é fornecido pela própria empresa, mas se você está migrando de uma ADSL, por...
tracking img