Vulvovaginites

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1652 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DANIELA SALVAN ALANO






INFECÇÕES DA VULVA E VAGINA: VULVITE, VAGINITE,CERVICITE, BARTOLINITE, DOENÇA INFLAMATÓRIA PÉLVICA.




Trabalho apresentado para avaliação da Disciplina de Integralidade no Processo de Cuidar em Enfermagem na Saúde da Mulher da 6ª fase do Curso de Enfermagem da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC.

Professora: MSc. Rosilda LopesCRICIÚMA, 25 DE SETEMBRO DE 2012


1. VULVITE

Conceito
A vulvite corresponde à inflamação da vulva, na maioria dos casos, originada por uma infecção consequente da extensão de um processo semelhante na vagina (vulvovaginite). Todavia, a vulvite também pode ser provocada por uma irritação ou reação alérgica desencadeada pelo contato com cremes ou produtos utilizados na higiene íntima.Ou também pode ser evidenciada sem uma causa aparente, devido a alterações produzidas após a menopausa, provocando um certo grau de atrofia e emagrecimento dos tecidos da vulva. O problema pode ter uma evolução aguda ou crônica. A forma mais comum corresponde à vulvite aguda, que se manifesta essencialmente através de ardor na zona, que normalmente fica avermelhada. Além disso, o ato deurinar é acompanhado por uma sensação de ardor, e as relações sexuais são desconfortáveis e até dolorosas. Quando a infecção não é devidamente tratada ou o fator que a desencadeou continue, o caso pode evoluir para uma vulvite crônica, com manifestações menos intensas, contudo mais persistentes, sobretudo ardor que leva a paciente a coçar-se, e esta situação proporciona a produção de pequenaslesões na delicada mucosa que podem prolongar o problema.
Sinais e sintomas
Os sinais e sintomas incluem vermelhidão e inchaço nos lábios e outras partes da vulva, coceira insuportável, bolhas cheias de líquido (presente quando a vulva é particularmente irritado), manchas doloridas, escamosa, ou esbranquiçada (mais prevalente em vulvite crónica) na vulva.

Tratamento
O tratamento, por sua vez, éfeito de acordo com a causa do problema. Para as dermatites de contato, é indicado o uso de antialérgicos via oral e tópico. Já as causas infecciosas devem ser tratadas com medicamentos específicos, como os antifúngicos ou antibióticos, que podem ser administrados por via oral ou vaginal. Quando o problema é provocado por uma atrofia pós-menopáusica, deve-se recorrer à aplicação de cremes comestrogênios, pois proporcionam a regeneração da mucosa da vulva.
Cuidados de Enfermagem
Orientar paciente sobre: higiene do local, evitar uso de roupa muito apertada, evitar coçar, já que isso pode piorar o problema, orientar quanto a importância do tratamento do companheiro simultaneamente, pois a reinfecção pode ocorrer com as relações sexuais, a higiene na área genital diariamente, usandosempre água e sabonete após as evacuações. Vale ainda a dica de utilizar absorventes somente quando estiver menstruada, evitando os protetores diários que aquecem e alteram o pH da região íntima, e trocando-os a cada três horas. Adotar uma boa alimentação, evitar situações de estresse e dormir bem para melhorar as condições gerais de defesa, também são medidas válidas. Além disso, a Enfermagem temimportante atuação ao ensinar as pacientes sobre o uso correto dos medicamentos prescritos, banhos de assento, higiene pessoal e familiar.

2. VAGINITE
Conceito
A vaginite é a inflamação do canal vaginal normalmente de origem infecciosa, que pode se prolongar até à vulva (vulvovaginite) ou até ao colo uterino (cervicovaginite). Nessas situações, os tecidos inflamam-se e produzem uma secreçãovaginal. As causas compreendem infecções, substâncias ou objetos irritantes, tumores ou outro tecido anormal, radioterapia, fármacos e alterações hormonais. A higiene pessoal insuficiente pode favorecer o crescimento de bactérias e de fungos, bem como causar irritação. Além disso, as fezes podem passar do intestino para a vagina por um trajeto anormal (fístula) e provocar uma vaginite. Durante o...
tracking img