Volks

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1665 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
*NÍVEIS DE SEGMENTAÇÃO DO MERCADO

Em um mercado, os consumidores diferem entre si em muitos aspectos, em geral, podem ser agrupados segundo uma ou mais características.
Os mercados não são homogêneos, uma empresa não pode atender todos os clientes em mercados amplos ou diversificados. A empresa precisa identificar quais serão os segmentos de mercado que poderá atender com eficácia. Para tomaresta decisão é necessário que a empresa estude muito bem o seu consumidor e faça uma cuidadosa analise estratégica.
Em algumas ocasiões, equivocadamente, os profissionais de marketing perseguem o mesmo segmento de mercado em que várias outras empresas atuam, negligenciando outros segmentos que poderiam ser potencialmente mais lucrativos.
O inicio para um aprofundamento sobre segmentação é omarketing de massa. Nele, o vendedor se dedica a produção, distribuição e promoção em massa de um produto para todos os compradores. Henry Ford sintetizou essa estratégia de marketing quando lançou o Ford-T em qualquer cor, dede que preto. O modelo de Henry foi o pioneiro para o mercado de massa. Ford fabricou em massa por meio de linha de montagem. A empresa Coca-cola também acabou utilizando omarketing de massa quando vendia o refrigerante apenas em garrafas de 200ml.
O argumento utilizado para marketing de massa é que ele acaba criando um mercado de potencial maior, o que gera custos mais baixos e que por sua vez levam os preços mais baixos ou a margens mais altas.
A proliferação de meios de propaganda e canais de distribuição está tornando difícil e caro atingir um publico em massa.Para alguns, essa abordagem está para acabar. Por isso, muitas empresas estão se voltando para o micromarketing em um destes quatro níveis: segmento, nicho, local e individual.

*MARKETING DE SEGMENTO

O marketing de segmento consiste em um grande grupo de consumidores que possuem as mesmas preferências. Por conta disso, podemos distinguir entre compradores de automóveis que desejam basicamenteum meio de transporte e aqueles que desejam alto desempenho, luxo ou segurança. O problema gerado por isso é que alguns destes compradores diferem em suas preferências sobre os carros. Alguns preferem um modelo mais barato, outros, modelos mais caros com diversos itens e acessórios.
Os profissionais de marketing não criam segmentos; sua tarefa é identificá-los e decidir em quais vão seconcentrar. O marketing de segmento oferece benefícios importantes em relação ao marketing de massa.
O segmento é uma parte de ficção, uma vez que todas as pessoas querem exatamente a mesma coisa. Uma oferta ao mercado flexível consiste em duas partes: uma solução básica(produtos e serviços valorizados por todos os membros do segmento) e opções (produtos e serviços valorizados por alguns membros). Ossegmentos de mercado podem ser identificados de diversas maneiras. Uma delas é a partir de segmentos por preferências.
Para definirmos melhor isto, vamos supor que perguntassem aos compradores de sorvetes o valor que eles atribuem à doçura e à cremosidade do produto. Três modelos diferentes podem surgir, são eles:

1- Preferências homogêneas: Na figura (A) mostra-se um mercado em que todos osconsumidores têm praticamente a mesma preferência. Este mercado não mostra nenhum segmento natural. Podemos dizer que as marcas existentes sejam similares e que todas tenham um nível médio de doçura e cremosidade.

2- Preferências difusas: Na figura (B) podemos ver o outro extremo, a preferência dos consumidores pode ser dispersa por todo o espaço. Indicando que os consumidores possuemopiniões divergentes, têm preferências variadas. A primeira marca a entrar no mercado se posiciona no centro, a fim de agradar a maioria das pessoas. O segundo concorrente pode se colocar próximo da primeira marca e brigar pela participação de mercado, ou pode se colocar em uma das extremidades e atrair um grupo de clientes que não estejam satisfeitos com a marca central.

3- Preferências...
tracking img