Contextos brasileiros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (371 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ALUNA:Alessandra



Tema: O Brasil nas “urnas”.

Título: As repercussões dos governos de Fernando Collor de Mello, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva.Objetivo: Discutir sobre as formas de governo de alguns presidentes.

Justificativa: Que conhecer as formas de governar é uma maneira de exercer uma cidadania crítica.

Introdução: A promessa detransformar o Brasil em um país moderno com sua inserção no mercado globalizado, acabar com os problemas financeiros – “A modernização “Collorida””, não resultou em melhorias para os brasileiros;deixou um grande número de pessoas pobres mais pobres e um pequeno número de pessoas ricas mais ricas.

Desenvolvimento: Além de não atingir suas metas, o governo de Fernando Collor de Mello enfrentoudenúncias e escândalos de corrupção. A população organizou-se, e dois movimentos se destacaram: O movimento pela ética na política e o movimento dos “caras pintadas”, os quais levaram Collor aoimpeachment.

Após a trágica experiência do governo Collor, o Brasil teve o governo contraditório de Itamar Franco, que ora adotava medidas neoliberais, ora tomava decisões nacionalistas,desencadeando-se em seu governo a elevação dos impostos e do desemprego, o descontrole da inflação, problemas nos setores de saúde e de educação e a elevação da dívida externa.

Fernando Henrique Cardoso,Ministro da Economia no governo de Itamar, após ter criado o Plano Real, foi eleito e reeleito Presidente da República. Embora reeleito, seu governo não apresentou os avanços significativos que a populaçãoesperava.

Em 2002, o governo passa a ser representado por um homem simples, de origem operária – Luiz Inácio Lula da Silva. Apesar de vários dirigentes de seu partido terem sido acusados decorrupção com grande repercussão negativa, o Brasil começou a vivenciar uma certa estabilidade econômico-financeira e seu governo acabou não sofrendo grande abalo, tendo o Lula sido inclusive reeleito....
tracking img