Contextos brasileiros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (625 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


Cidadania não é uma questão de persuasão ou opção puramente racional entre virtude e pecado. Ela é vivida como necessidade do eu, como desejo. Mesmo quando agimosem torno do bem comum, a atividade implica em motivação individual: ninguém é movido por interesses universais e abstratos e não se pode pedir ao homem que abandone a esfera pessoal de busca dafelicidade, mas deve impedir que esta busca cerceie a dos outros.

A democracia é a tentativa constante de regeneração de suas definitivas imperfeições por meio de um processo deaperfeiçoamento permanente, razão pela qual é o sistema superior de organização da sociedade.

Desenvolvimento


Cidadania diz respeito ao cidadão, ou seja, habitante da cidade, o mesmo que polis,na Grécia antiga. A palavra polis também gerou em português a palavra "política" tão conhecida e que por vezes adquire um sentido pejorativo, pois ao inverso do que ela postula, é usada parabeneficiar o interesse particular sobre o público. O conceito de cidadania não teve sua gênese no Estado Moderno. Em Roma, por exemplo, era um estatuto unitário do qual desencadeava-se a igualdade de direitosentre os cidadãos. Entretanto, é inquestionável ter a Grécia, alcançado de forma mais ampla seu sentido através da participação dos cidadãos atenienses nas assembléias do povo, tomandoefetivamente decisões políticas.
Mas ser cidadão é ter acesso à decisão política, ser um possível governante, um homem político. Ter direito não apenas a eleger representantes, mas a participar diretamentena condução dos negócios da cidade. É verdade que em Roma nunca houve um regime verdadeiramente democrático. Mas na Grécia os cidadãos atenienses participavam das assembléias do povo, tinham plenaliberdade de palavra e votavam as leis que governavam a cidade - a Polis - tomando decisões políticas.
Porém, é importante a concepção da cidadania como um processo político, social e histórico,...
tracking img