Contexto brasileiros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (798 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
De acordo com o que se pode ler no texto introdutório Brasil Multicultural, faça o que se pede abaixo:
a- Apresente um aspecto da questão da terra relacionada ao engenho de cana de açúcar da“primeira idade do Brasil”. (1,0 ponto)
R As características básicas eram monocultura, escravidão, latifúndio e exportação. Elas estão mais identificadas com a produção açucareira.

b- Descreva umacaracterística da Casa Grande e uma característica da Senzala. (0,75 cada característica)
R: A Casa Grande,era a morada do senhor, de sua família,das sinhas, dos agregados e dos escravos da casa.Senzala, nelaviviam os escravos, construção ampla e comum era habitação coletiva, rústica e na maioria das vezes insalubres, nela vivia a força motriz do mundo da cana.
Questão 2:
“Em pleno século XXI, a grandemaioria dos brasileiros ignora a imensa diversidade de povos indígenas que vivem no país. Estima-se que, na época da chegada dos europeus, fossem mais de 1.000 povos, somando entre 2 e 4 milhões depessoas. Atualmente, encontramos no território brasileiro 230 povos, falantes de mais de 180 línguas diferentes.
A maior parte dessa população distribui-se por milhares de aldeias, situadas nointerior de 630 Terras Indígenas, de norte a sul do território nacional.”
Adaptado do Texto 2 da disciplina Brasil: contextos e atualidades, p.26 do vol. I, da Apostila do Núcleo Integrador.

De acordocom o que se pode ler nos textos 1 e 2 do curso, faça o que se pede a seguir:
A- Descreva um fator histórico ligado à colonização que pode explicar a redução da população indígena brasileira de 1.000para 230 povos? (1,0 ponto)
R: Esse número foi reduzido drasticamente por conseqüência dos massacres quando da chegada dos colonizadores e, posteriormente nos conflitos com garimpeiros e fazendeirosque em busca da exploração de recursos em terras indígenas invadiram suas terras e pela malária.

B- Cite dois estados do Brasil, aonde a população indígena tem maiores concentrações. (0,75...
tracking img