Volks

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (973 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Volkswagen já demoliu quase 20 prédios da fábrica da Via Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), para apagar da história a imagem de um dos maiores elefantes brancos da indústria automobilísticabrasileira. O complexo industrial, que vai ficar um terço menor, vai também abrigar uma nova linha. Com o novo carro, a Volkswagen vai diminuir de 70% para 35% a sua dependência em uma única linha, oGol, segundo o presidente da empresa, Herbert Demel.
A empresa está gastando US$ 750 milhões na modernização da sua maior fábrica instalada no Brasil. ‘Os tempos colonialistas terminaram e não há porque ter instalações de tamanhos superlativos’, disse Demel.
A primeira providência de Demel, escalado há três anos para uma tarefa que parecia impossível — modernizar a fábrica de São Bernardo doCampo — foi acabar com um símbolo: os semáforos espalhados pelas ruas que separam as mais de 20 alas do complexo industrial. A medida chocou. Muitos empregados, habituados a caminhar pela fábricarespeitando o sinal verde, ficaram com medo de serem atropelados.
O espaço que a Volkswagen já abriu com demolições em São Bernardo do Campo daria para construir uma nova fábrica. Somente a ala 19 abriu umburaco de 5 mil metros quadrados. Mas a reforma vai longe. Deve levar ainda cerca de três anos. Segundo Demel, a empresa ainda não parou para fazer as contas da economia que já conseguiu. Nem mesmoda que pretende alcançar.
Mas tem um problema pela frente: encontrar compradores para os terrenos vazios. Os altos impostos municipais, além de taxas de água e energia, entre outros, desestimulamoutras empresas a se instalar ou expandir no ABC. A Volkswagen até gostaria de ter fornecedores ao seu lado, em São Bernardo do Campo — como faz na unidade de São José dos Pinhais (PR). Mas os fabricantesde autopeças estão com medo de seus empregados reivindicarem os mesmos salários da Volkswagen.
Mas isso parece não estar preocupando Demel. ‘É melhor ter espaço sobrando do que instalações...
tracking img