Virose

Páginas: 3 (507 palavras) Publicado: 5 de junho de 2012
VIROSE

O que é?
Toda doença provocada por um vírus pode ser chamada de virose. Ao se descobrir o vírus, aí, sim, o problema é chamado pela denominação específica: dengue, catapora e herpes sãoviroses. No verão, no entanto, as viroses mais comuns são as gastrointestinais - aquelas que fazem mal ao trato digestivo, causando diarreia e enjoo. É sobre elas que falaremos.
Quais as maiscomuns?
Entre as viroses gastrointestinais que afetam o intestino, o estômago, a boca, o reto e o ânus há dois tipos mais comuns. Conheça-os:

Rotavírus - É uma doença disseminada e fácil de sertransmitida. Por isso, raramente alguém chega à idade adulta sem entrar em contato com o vírus. Existe uma vacina para crianças a ser aplicada em duas doses: a primeira aos 2 meses e a segunda, aos 4.Norovírus - Menos comum que o rotavírus, pode ser contraído em qualquer idade e causar surtos de gastroenterite (acontece quando uma família inteira viaja e todos voltam com diarreia).
O que ela provoca?Todos os tipos de virose gastrointestinal têm sintomas bem parecidos. São eles: diarreia, vômito, mialgia (dores no corpo), dores abdominais e, em muitos casos, febre. Geralmente, o doente sentetudo isso durante um período de três a cinco dias. Vale dizer que a virose pode, sim, ser grave, já que vômitos e diarreia excessiva levam a quadros de desidratação. Por isso, é importante beber muitolíquido - principalmente as crianças, que sofrem ainda mais com a perda de água do corpo.

Como ocorre o contágio?
Qualquer um é suscetível a ser infectado por viroses, principalmente através docontato com outras pessoas e secreções. Aliás, as doenças virais estão presentes ao longo de todo o ano. No inverno, elas se espalham pelo ar, pois todos tendem a ficar em espaços fechados.  No verão, omaior risco de contaminação está na ingestão de alimentos ou água contaminada. Também há disseminação do vírus através de meios aquáticos, como mar, piscinas e lagoas, isso acontece porque muita...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Viroses
  • Viroses
  • VIROSES
  • Virose
  • Viroses
  • viroses
  • Viroses
  • Viroses

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!