Viroses

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (447 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
-Que são viroses?
Rigorosamente falando, virose é toda doença causada por vírus1. Genericamente, costuma-se chamar de “virose” quando não se consegue identificar o vírus1 específico. Por outro lado,trata-se a doença pelo seu nome específico quando ele é conhecido (por exemplo: sarampo2, catapora3, dengue4, etc.). Essas doenças englobam patologias muito simples, como uma gripe5 ou uma verruga,até outras muito graves e talvez mortais, como a AIDS e as infecções6 causadas pelo vírus1 Ebola.

Outras doenças viróticas comuns são o herpes simples, a hidrofobia, a poliomielite7, a mononucleoseinfecciosa8, certas formas de diarréias, de conjuntivite9, de pneumonia10, de meningite11 e de hepatite12.

Os vírus1 são seres que não chegam a formar células e por isso não têm uma vida própria.Todo vírus1 só sobrevive no interior de uma célula13 (humana, animal ou vegetal), parasitando-a, e aí pode dar rápida origem a uma grande quantidade de novos vírus1 diferentes dos originais, medianteum processo que se chama mutação. O vírus1 causa uma grande alteração do metabolismo14 celular podendo, inclusive, matar a célula13. Fora de uma célula13, o vírus1 não guarda nenhuma das propriedadesvitais: não cresce, não se multiplica, não reage a estímulos, etc.

Como os vírus1 são transmitidos?

Alguns vírus1 só são transmitidos por meio de seringas e agulhas contaminadas, contatos sexuaise contato com sangue15 contaminado. Outros vírus1 se transmitem por vários meios, como uso comum de vasilhas ou objetos, água e secreções contaminadas.


Quais os sintomas17 das viroses?

Ossintomas17 das viroses são mais ou menos comuns a todas, mas há nuances que as diferenciam segundo o tipo de vírus1 e o local do corpo que afetam. O início das viroses geralmente é agudo18, comaparecimento de febre19 alta, calafrios 20, dores de cabeça, anorexia 21, náuseas22, dores abdominais, dor de garganta e prostração23. Em alguns casos aparecem, depois do quinto ao sétimo dias, manifestações...
tracking img