Viroses

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1653 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
VIROSES


SUMÁRIO

1. Capa
2. Folha de rosto
3. Sumário
4. Introdução
5. Viroses
Formas de transmissão de doenças virais
Tratamento e prevenção de doenças virais
Doenças humanas causadas por vírus
8. Considerações finais
9. Referências

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo mostrar as formas de contágio das viroses (umsimples toque, secreções), sua transmissão, tratamentos (drogas terapêuticas, coquetéis), medidas de prevenção (vacinação, saneamento básico, preservação do meio ambiente, saúde pública, cuidados pessoais). Informa o agente etiológico, a transmissão, a prevenção e as manifestações de todas as viroses humanas.

VIROSES
As doenças causadas por vírus são genericamente denominadas viroses. Certostipos de vírus podem atacar indiscriminadamente células animais e células humanas, de modo que a pessoa pode infectar-se pelo contato com animais portadores do vírus. Esses animais são chamados de reservatórios naturais do vírus e as doenças transmitidas por eles são caracterizadas como zoonoses virais. Um exemplo de zoonose viral é a raiva, transmitida principalmente por cães, gatos e morcegos,reservatórios do vírus.
O principal reservatório de parasitas causadores de doenças em nossa espécie são os próprios seres humanos. Muitas pessoas abrigam vírus em seu corpo e os transmitem direta ou indiretamente a outras pessoas. A hepatite B, o sarampo, a rubéola e a AIDS são exemplos de doenças virais cujos reservatórios são seres humanos.
Diversas doenças virais que atualmente se transmitem depessoa a pessoa foram adquiridas originalmente de reservatórios animais. Existem indícios de que a varíola e o sarampo, por exemplo, originaram-se do gado bovino há menos de 10 mil anos, quando as populações humanas tornaram-se sedentárias e passaram a conviver com animais domesticados. Os vírus da gripe humana descendem de vírus de aves e de porcos.
Os vírus continuam a cruzar a barreira entreanimais e humanos, com sérios riscos para nossa saúde. A expansão da população humana, com degradação do ambiente natural e consequentes distúrbios no equilíbrio ecológico, é um dos principais fatores que nos expõem a novos tipos de doenças virais. Por exemplo, o vírus “Sin Nombre”, um hantavírus da família Bunyaviridae, que ataca os pulmões e geralmente causa morte, espalhou-se pelo sudoestenorte-americano, em 1993, como consequência da explosão populacional de um camundongo silvestre, que atua como reservatório natural desse vírus. O aumento do contato com fezes e urina de camundongos fez com que pessoas se infectassem com o vírus e adquirissem a síndrome pulmonar por hantavírus.
O caso mais dramático de cruzamento das barreiras naturais por um vírus é, sem dúvida, a AIDS. Há poucasdécadas o HIV era restrito a chimpanzés (reservatório do ancestral do HIV-1) e a outras espécies de macacos africanos (reservatórios do ancestral do HIV-2). O desmatamento, as guerras no continente africano e o crescimento das populações humanas foram alguns dos fatores que contribuíram para o aumento do contato entre a espécie humana e esses primatas, permitindo a passagem dos vírus. Fatorestecnológicos e sociais, como a facilidade de viagens internacionais, a popularização das transfusões de sangue, a promiscuidade sexual e o uso crescente de drogas injetáveis fizeram com que o HIV se espalhasse rapidamente pela população humana, transmitindo-se de pessoa para pessoa e causando, em menos de 20 anos, uma pandemia.

Formas de transmissão de doenças virais

As maneiras pelas quais os vírusse transmitem de um portador para outro variam entre as diversas espécies virais. Certos vírus não sobrevivem muito tempo fora do corpo do hospedeiro, necessitando do contato direto entre o portador e o novo hospedeiro potencial para sua transmissão.
A forma de contágio também varia: alguns vírus, como o causador do herpes, podem ser transmitidos pelo simples toque, enquanto outros só se...
tracking img