Varicela

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (352 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
varicela (também conhecida no Brasil como catapora) é uma doença infecciosa aguda, comum na infância dos seres humanos, altamente transmissível, causada pelo vírus varicela-zóster, também conhecidocomo HHV3 (human herpes virus 3). O zóster é uma doença da velhice, decorrente de uma forma reincidente tardia dos vírus da varicela que permanece dormente nos gânglios nervosos.
Transmissão

Éaltamente infecciosa, com mais de noventa por cento dos contactos suscetíveis sendo infectados. A transmissão se dá por via aérea, em gotas aerossolizadas de espirros ou tosse, ou pelo contato com peleinfectada. A varicela é quase exclusivamente uma doença de crianças, enquanto a zóster é uma doença de idosos. A transmissão do vírus de idosos com zóster para crianças que depois desenvolvem varicela éuma importante via de infecção.
Progressão e sintomas

A varicela é uma de cinco doenças da infância que apresentam exantema. As outras quatro são sarampo, rubéola, roséolae eritema infeccioso.Varicela no quinto dia

O vírus entra no corpo pela faringe ou pela conjuntiva do olho, multiplica-se e dissemina-se pelo sangue, até a pele. O período de incubação até o surgimento das pústulas é decerca de 21 dias.

Os sintomas iniciais são febre e erupções maculopapulares (exantemas), seguidas de erupções vesiculoeritematosas muito pruriginosas (ou seja, pústulas que causam comichão). Aspústulas apresentam-se com base vermelha e cúpula transparente ("gota de orvalho em pétala de rosa"), com cerca de 3 milímetros de diâmetro. Várias gerações de exantemas surgem durante cerca de 4 dias,com vários estágios em diferentes áreas da pele simultaneamente (ao contrário da varíola). Os exantemas são mais frequentes na região torácica, mas podem aparecer em todo o corpo, incluindo no courocabeludo e na mucosa oral.

A varicela é geralmente inofensiva, exceto em doentes com imunodeficiência ou em neonatos, em que pode causar infecções do cérebro ou do pulmão potencialmente mortais....
tracking img