Varicela

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (785 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é a Varicela?
É uma doença da infância muito frequente, das mais contagiosas, que surge principalmente no
Inverno e na Primavera afetando todos os anos em Portugal milhares de crianças.Trata-se de uma doença geralmente sem gravidade embora por vezes se possa complicar em certos casos Específicos. A doença é causada por um vírus da família dos herpes vírus humanos, chamado vírusvaricela zóster que é também o agente etiológico do herpes zóster, mais conhecido como zona.
A varicela pode reaparecer no mesmo indivíduo?
É extremamente raro surgir um segundo episódio de varicela nomesmo indivíduo, isto porque a doença confere imunidade permanente.
No entanto, após a infeção primária (manifestada como varicela) o vírus permanece latente, de forma inativa (“como que adormecido”)nas raízes dos nervos periféricos, podendo reativar-se mais tarde causando herpes zóster ou zona em qualquer altura.

Como é que se adquire a infeção pelo vírus da varicela?
O vírus pode sertransmitido pelas secreções respiratórias, por disseminação através do ar, quando a pessoa infetada tosse, espirra ou fala ou por contacto com o líquido das lesões cutâneas, quando estas se rompem. Outromodo de transmissão do vírus é a via transplacentária que pode levar à infeção do feto.

Qual a duração do período de transmissão?
Existe a chamada fase de incubação correspondente ao período quedecorre desde o momento da infeção até ao aparecimento dos primeiros sintomas, que dura geralmente de 14 a 16 dias, podendo variar entre os 10 e os 21 dias. Durante a fase inicial do período deincubação o vírus multiplica-se nas vias respiratórias, entrando em seguida na corrente sanguínea, acabando por atingir a pele, só numa fase posterior, em que surgem as lesões cutâneas disseminadas. Um doentecom varicela é contagioso desde 1 a 2 dias antes do início da erupção cutânea até que todas as vesículas tenham secado, formando crostas que já não contêm o vírus vivo. Este processo demora...
tracking img