Varicela

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1376 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Varicela e infecção hospitalar

A varicela causa riscos, ansiedade, transtornos e prejuízos financeiros em enfermarias pediátricas, e o seu controle é muito difícil quando a doença ocorre. Riscos, pois a varicela em imunocomprometidos pode ser grave e mortal(37), e as enfermarias pediátricas têm número cada vez maior de pacientes nessa situação. Ansiedade, entre outras razões, pela consciênciade que a varicela, embora raramente, pode provocar lesões fetais graves, e entre as profissionais de saúde que cuidam dessas crianças freqüentemente há grávidas possivelmente suscetíveis. Transtornos, pois o controle da varicela exige precauções de isolamento que obrigam, na prática, a limitar o número de internações, adiar procedimentos eletivos, antecipar altas, às vezes com riscos. Além disso,gera absenteísmo ou remanejamento de profissionais de saúde no trabalho. Prejuízos financeiros, pelo alto custo das medidas de controle e terapêutica da varicela.
O controle é difícil, entre outros motivos, pela alta transmissibilidade da varicela e seu longo e variável período de incubação, fazendo com que muitos pacientes sejam admitidos às enfermarias durante o período de incubação. Alémdisso, durante 24 a 48 horas antes do exantema, o paciente já é transmissor.
Se surgir caso de varicela ou zoster na enfermaria, deve-se colocá-lo imediatamente em precauções de isolamento, caso não possa ter alta imediatamente. Essas precauções devem ser mantidas até que todas as lesões estejam em fase de crosta.
As precauções de isolamento dos pacientes com varicela incluem as precauções-padrão e,adicionalmente, as precauções com aerossóis e contato(38-40). No caso de zoster disseminado, além das precauções-padrão e com aerossóis, deve-se também adotar precauções de contato. No zoster localizado, estão indicadas as precauções de contato além das precauções-padrão, salvo em indivíduos não imunocomprometidos, em que só está indicado o uso de precauções-padrão.
As precauções-padrão sãoaquelas que devem ser prestadas a todos os pacientes, qualquer que seja sua patologia. A ênfase é na lavagem das mãos e em cuidados para evitar exposição a sangue ou líquidos corporais potencialmente infecciosos.
As precauções com aerossóis são as seguintes:

a) quarto privativo (ou coorte, que não é a melhor solução) que possua pressão de ar negativa em relação às áreas vizinhas, mínimo de seistrocas de ar por hora e cuidados com o ar que é retirado do quarto, sendo necessária filtragem com HEPA antes da recirculação deste para outras áreas do hospital. As portas devem ser mantidas fechadas e deve haver duas portas entre o paciente e o corredor. Até hoje são muito poucos os serviços do país que dispõem desse tipo de alojamento. Frente a isso, pelo menos indicar o isolamento em quartosprivativos com portas fechadas e mínima circulação de pessoal, de saúde ou não;

b) proteção respiratória com máscara que possua adequada capacidade de filtragem e boa vedação lateral. Indivíduos suscetíveis à varicela não devem entrar no quarto de pacientes com varicela ou que estejam em observação, com suspeita da doença;

c) limitar o transporte desses pacientes para fora do quarto, mas quandoindispensável, os mesmos devem usar máscara cirúrgica.
As precauções com aerossóis devem ser aplicadas do 8º ao 21º dia após a exposição à varicela; se o paciente recebeu imunoglobulina hiperimune anti-zoster (IGHAVZ), as mesmas devem ser estendidas até o 28º dia(28).
Precauções de contato indicam o uso de máscaras e luvas sempre que houver manuseio do paciente. O uso pelos acompanhantes diretos(mãe, pai, etc.) é dispensável.
Em relação aos comunicantes de varicela suscetíveis, recomenda-se ainda(41):
- manter os pacientes nas mesmas condições de isolamento descritas acima, salvo isolamento de contato, a partir do 8º dia após o primeiro momento de contágio; o aparecimento de lesões da varicela implica em incluir, a partir desse momento, as precauções de contato.
- licenciar os...
tracking img