Varicela

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2158 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
VARICELA (CATAPORA)

A varicela (catapora) é uma doença infecciosa, altamente contagiosa, causada por um vírus chamado Varicela-Zoster. Esse vírus pode causar vários tipos de infecções: primária (quadro clínico de catapora bem estabelecido), latente (sem manifestação clínica) e reativação.
Esse vírus permanece em nosso corpo a vida toda, estando como que adormecido; sua reativação determinadoença localizada na área correspondente a um ou mais nervos sensitivos e chama-se então Herpes-Zoster, conhecida também como cobreiro.

TRATAMENTO:
O tratamento é dirigido ao abrandamento dos sintomas. É uma doença benigna e a cura se faz por reação do próprio organismo. Atualmente, as complicações mais importantes acontecem por contaminação com bactérias. Gestantes, recém-nascidos e indivíduoscom defesas baixas são casos que necessitam atenção especial

FORMA DE TRANSMISSÃO:
A transmissão se dá através do contato aéreo, de via respiratória para via respiratória ou por contato direto com as lesões vesiculares cujo líquido está cheio de vírus.

FORMAS DE PREVENÇÃO:
• Duas doses da vacina contra catapora são recomendadas para proteger contra a doença. Vacinando aos 12 a 15 mesesde idade e novamente aos 4 a 6 anos de idade.
• Pessoas maiores de 13 anos que não foram imunizadas contra a catapora, principalmente as que trabalham na área de saúde ou que moram com alguém com deficiência imunitária, devem ser vacinadas. Elas precisam de duas doses da vacina contra a catapora e devem conversar com o médico sobre como tomar a vacina. 
• Mulheres que planejam terfilhos e não são imunes também devem ser vacinada antes de engravidarem.

MALÁRIA

A malária é uma doença infecciosa febril aguda cujo agente etiológico é um parasito do gênero Plasmodium. Essa doença também é conhecida como impaludismo, paludismo, febre palustre, febre intermitente, febre terçã benigna, febre terçã maligna, além de nomes populares como maleita, sezão, tremedeira, batedeira oufebre.

TRATAMENTO:
É feito com o uso de fármacos orais e deve ser iniciado o mais rapidamente possível, para evitar complicações como anemia, icterícia e mau funcionamento dos órgãos vitais, além dos riscos que um indivíduo acometido pelo P. falciparum pode estar sujeito.

FORMA DE TRANSMISSÃO:
A transmissão natural da malária ocorre por meio da picada da fêmea infectada do mosquito do gêneroAnopheles. O ciclo se inicia quando o mosquito pica um indivíduo com malária sugando o sangue com parasitas (plasmódios). No mosquito, os plasmódios se desenvolvem e se multiplicam. O ciclo se completa quando estes mosquitos infectados picam um novo indivíduo levando os parasitas de uma pessoa para outra. Desta forma, o ciclo de transmissão envolve: o plasmódio (parasita), o anofelino (mosquitovetor) e o homem. 

FORMAS DE PREVENÇÃO:
Consiste em evitar picadas do mosquito, fazendo o uso de repelentes, calças e camisas de manga longa, principalmente no período de fim da tarde e início da noite. Evitar o acúmulo de água parada a fim de impedir a ovoposição e nascimento de novos mosquitos é outra forma de evitar a malária. Ainda não existe uma vacina disponível contra a malária, as medidasde proteção individual são as formas mais efetivas para prevenção.
Ainda não existe uma vacina disponível contra a malária.

FEBRE AMARELA

É uma doença infecciosa aguda, causada pelo vírus da febre amarela (vírus amarílico), conhecido cientificamente como um Arbovírus, do gênero Flavivirus, doença de curta duração (máximo 10 dias), com gravidade extremamente variável, abrangendo desde casosassintomáticos até casos fatais, ocorre de forma endêmica na América do Sul e na África.



TRATAMENTO:
Não existe tratamento específico para a febre amarela e, dessa forma, os procedimentos médicos focam no controle de sintomas e prevenção de complicações. Repouso, ingestão abundante de água, boa alimentação e, no caso de hemorragias, reposição sanguínea, são importantes medidas. Após a...
tracking img