Vantagem competitiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5755 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Como exemplos de vantagem competitiva, este trabalho cita a companhia aérea gol,
a Companhia Aérea Gol utiliza o modelo de estratégia “low cost, lowfare” (baixo custo, baixo preço). Dentre as ações que a companhia desenvolveu, consta a eliminação do bilhete tradicional com cinco vias e papel carbono. A empresa realiza todas as operações de consulta, reserva e compra via computador, emitindo umúnico tíquete que dá acesso ao embarque. A compra de bilhetes da empresa pode ser feita através da internet. A Gol utiliza modernas aeronaves 737-700 que são 12% mais rápidas do que as do concorrente, além de economizar o mesmo percentual em combustível. O fato de possuir todas as aeronaves do mesmo tipo faz com que sejam otimizadas as compras de peças e equipamentos. Outro elemento de redução decusto é que a empresa emprega 83 funcionários por aeronave, contra 160 da concorrência. A empresa eliminou a refeição quente, as bebidas alcoólicas e os sucos. Serve amendoim, barra de cereais, refrigerante e água. Com isso, ganhou 12 assentos a mais, além de permanecer menos tempo em solo para limpeza das aeronaves. Considera-se que o preço final das tarifas da Gol proporcionam ao passageiro maisvantagens que os tradicionais programas de milhagens de outras companhias. De acordo com o preço competitivo da sua passagem, a cada cinco trechos voados, o cliente ganhava outro, comparando os seus preços com os da concorrência. Esse pode ser um exemplo típico e atual da utilização da estratégia de liderança de custo.

Samuel Klein, o fundador das Casas Bahia chegou ao Brasil em 1952. Sem pegardinheiro emprestado, construiu um império de 313 lojas. A principal tática da rede é vender em inacabáveis prestações. A clientela agradece: são 10 milhões de consumidores cadastrados. É importante destacar que um dos principais diferenciais da empresa é a capacidade de explorar o limite do conceito de acessibilidade, ou seja, oportuniza opções de pagamento que se estendem por 18 meses, fazendocom que o cliente ganhe acesso a bens que, sem o carnê, ficariam no sonho. Toda essa estratégia é aliada a um extenso treinamento dos seus vendedores. Para que o nível de inadimplência seja suportável, os vendedores são treinados para vender produtos de acordo com a renda mensal do cliente. A empresa utiliza um jargão “vestir o produto no cliente” é o lema que os vendedores adotam na empresa. Se,por exemplo, um cliente deseja comprar uma televisão de 27 polegadas, mas o valor das prestações não cabe no seu orçamento, o vendedor já está treinado para oferecer um modelo de 20 polegadas. Esse é um processo de educação do cliente, que faz parte da estratégia financeira da empresa.

|CASO DE SUCESSO: |CASAS BAHIA ||
|Categoria Lojas de departamentos | 25/10/2010 00:00 |

Por Mariana Melo

Quando se fala em grande rede de varejo, principalmente no setor de móveis e eletrodomésticos, não é difícil apontar: a liderança é da Casas Bahia. Fenômeno do varejo nacional, a empresa é a prova de que apostar em consumidores debaixa renda compensa, e muito. Por trás da política de crédito e de todo o crescimento da rede, está a história de sucesso de seu criador, Samuel Klein, que elaborou toda a política de relacionamento de familiaridade e dedicação ao cliente. A contribuição da Casas Bahia para o desenvolvimento da população menos favorecida do Brasil é reconhecida não só pelos seus fregueses, mas serve de exemplopara o mundo todo.

Samuel Klein, criador e gestor da maior rede de varejo do país, é protagonista de uma história cheia de luta pela sobrevivência que começou numa aldeia da Polônia. Sua infância foi humilde e marcada pelos horrores do nazismo. Aos 18 anos, a vida difícil mostrou que tudo só iria piorar. A Segunda Guerra Mundial arrasava a Europa e a Polônia foi ocupada pelos alemães....
tracking img