Fichamento textualidade e texto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (739 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SEMI-ÁRIDO

CAMPUS ANGICOS

FICHAMENTO

TEXTO E TEXTUALIDADE

Angicos, 2011

FICHAMENTO

TEXTO E TEXTUALIDADE

ALUNOS: FranciscoClaudeilton de Oliveira

Radimak Freire Bezerra de Castro

FICHAMENTO

TEXTO E TEXTUALIDADE

Angicos, 2011

REFERÊNCIA(S): REDAÇÃO E TEXTUALIDADE. Costa Val, Maria da Graça. São Paulo: MateinsFontes, 1994.

Resumo - O tema de estudo é “texto e textualidade” trata da apresentação com objetividade conceitos relacionada para a melhor abrangência das características de textos escritos e orais.Essa ocorrência falada ou escrita de qualquer extensão semântica ou formal está caracterizada como conceito de texto. A textualidade aparece logo em seguida com uma série de características de umtexto. Beaugrande e Dressler (1983) amostram a constituição da textualidade em uma sequência de fatores primordiais para um discurso qualquer, são eles: coerência, coesão, intencionalidade,aceitabilidade, situacionalidade, informatividade e a intertextualidade, sendo os cinco últimos fatores, os pragmáticos da textualidade.

1.1 TEXTO E TEXTUALIDADE

“A coerência resulta da configuração queassumem os conceitos e relações subjacentes à superfície textual. (Pg 05)”. A coerência não se dá somente através da textualidade, se dá através de quem lê e aplica um sentido ao texto através de seusconhecimentos de mundo, enciclopédicos, interacionais, etc. Se houve um sentido, uma compreensão da mensagem que o autor quis passar, houve uma coerência.

2. “A coesão é a manifestaçãolingüística da coerência; advém da maneira como os conceitos e relações subjacentes são expressos na superfície textual.(Pg 06)”. Geralmente em um texto, quando se abre um questionamento e é atribuído emseguida uma resposta, essa resposta deve estar ligada através de elementos coesivos como: artigos, conjunções, pronomes anafóricos, concordância,etc. Pode-se afirmar que houve coesão entre as partes...
tracking img