Vantagem competitiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2309 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Com todas as mudanças e exigências que o mercado tem feito nos dias de hoje, torna-se necessário mudar a forma de gestão das empresas. Mudar o pensamento de estagnação que muitos gestores têm em mente. É preciso agir, buscando novas estratégias para a empresa, a fim de conseguir vantagens competitivas e ocupar uma posição de peso no mercado.


O processo deAdministração Estratégica auxilia na escolha de estratégias e implementação dessas mudanças, tendo esse artigo por objetivo, orientar gestores e interessados no tema, na implantação deste processo nas empresas.
Para alcançar resultados consistentes aliados com a missão e os objetivos gerais da organização, as empresas utilizam-se de estratégias com foco em vantagem competitiva. Aformulação, implementação e controle estratégicos,segundo Wright; Kroll, Parmell (2001), dão suporte às organizações para o alcance dos resultados esperados. Segundo Barney e Hesterly (2007) raramente sabe-se quando uma empresa está aplicando a estratégia certa, e se esta irá realmente gerar uma vantagem competitiva. É preciso analisar com cautela as suposições para obter realmente tais vantagens e reduzirpossíveis erros.


A estratégia correta é aquela que permite a adaptação da estrutura da empresa, de forma coerente com seus elementos internos, uma dando suporte a outra, tornando bem sucedido os objetivos esperados.Visão sistemática nos objetivos, metas, políticas e planos, são condições ímpares para concretizarem situações que trarão conseqüentemente vantagem competitiva para aorganização (BARNEY; HESTERLY, 2007).Para conseguir reduzir possíveis erros é necessário desenvolver e acompanhar cuidadosamente o processo de Administração Estratégica







ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA


Acreditam que se torna cada vez mais necessário para as empresas tomarem consciência da importância da implantação do processo de administração estratégica em suagestão. Tomando consciência do grande aumento da concorrência, e da influência do governo nas empresas, torna-se necessário a familiaridade com esse processo, pois o conjunto de ações administrativas possibilita aos gestores a integração da empresas ao seu ambiente e no seu desenvolvimento, possibilitando que as empresas atinjam seus objetivos e metas. Entende que faz parte do processo deadministração estratégica o papel que o administrador exerce na empresa, fazendo com que situações passadas que não geraram sucesso sejam transformadas em novas situações, visando à obtenção de vantagens para a empresa.Barney e Hesterly (2007) defendem que a administração estratégica é um processo que vai desde a escolha da Missão de uma empresa, até a obtenção da Vantagem competitiva. A figura 1, mostra deforma detalhada o processo de Administração Estratégica.
Colocando os recursos internos da organização como potencializadores de vantagem competitiva sustentável, em vez de o ambiente externo, o livro "Administração Estratégica e Vantagem Competitiva" ¹ dos Professores J. B. Barney e W.S. Hesterly, apresenta um elemento inédito: um modelo integrador amplo o suficiente para seraplicado na análise de casos e cenários de negócios e simples o suficiente para ser compreendido e compartilhado.
Chama-se VRIO: Valor, Raridade, Imitabilidade e Organização.
VRIO é um mecanismo que integra dois modelos teóricos existentes: a perspectiva de posicionamento e a visão baseada em recursos. É a principal ferramenta para se conduzir uma análise interna.Representa quatro questões ou perguntas que uma pessoa deve fazer sobre um recurso ou capacidade para determinar seu potencial competitivo:


• A questão do valor: o recurso permite que a empresa explore uma oportunidade ambiental e/ou neutralize uma ameaça do ambiente?
• A questão da raridade: o recurso é controlado atualmente por apenas pequeno número de empresas...
tracking img