Aglomerantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (398 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Aglomerantes
Aglomerante é o material ativo, ligante, em geral pulverulento, cuja principal função é formar uma pasta que promove a união entre os grãos do agregado. São utilizados na obtenção dasargamassas e concretos, na forma da própria pasta e também na confecção de natas.
As pastas são, portanto, misturas de aglomerante com água. São pouco usadas devido aos efeitos secundários causadospela retração. Podem ser utilizadas nos rejuntamentos de azulejos e ladrilhos.
As natas são pastas preparadas com excesso de água. As natas de cal são utilizadas em pintura e as de cimento sãousadas sobre argamassas para obtenção de superfícies lisas.

Classificação dos Aglomerantes
Os aglomerantes podem ser classificados, quanto ao seu princípio ativo, em:
• Aéreos: são os aglomerantesque endurecem pela ação química do CO2 no ar, como exemplo, a cal aérea.

• Hidráulicos: são os aglomerantes que endurecem pela ação exclusiva da água, como exemplo, a cal hidráulica, o cimentoportland, etc. Este fenômeno recebe o nome de hidratação.

• Poliméricos: são os aglomerantes que tem reação devido à polimerização de uma
Matriz.

Propriedades Essenciais:
Pega.
Endurecimento.Durabilidade.
Resistência.

Conceito de Pega

Pega é a perda de fluidez da pasta. Ao se adicionar, por exemplo, água a um aglomerante hidráulico, depois de certo tempo, começam a ocorrerreações químicas de hidratação, que dão origem à formação de compostos, que aos poucos, vão fazendo com que a pasta perca sua fluidez, até que deixe de ser deformável para pequenas cargas e se torne rígida.Início de pega de um aglomerante hidráulico: Período inicial de solidificação da pasta. É contado a partir do lançamento da água no aglomerante, até ao início das reações químicas com os compostosdo aglomerante. Esse fenômeno é caracterizado pelo aumento brusco da viscosidade e pela elevação da temperatura da pasta.

Fim de pega de um aglomerante hidráulico: Quando a pasta se solidifica...
tracking img