Relatorio de estagio ensino fundamental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2077 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
Angélica Aparecida Ravelli RU: 429600

AS INOVAÇOES PEDAGOGICAS NA ATUAÇAO DO PROFESSOR E IMPLICAÇOES PARA FORMAÇAO DOCENTE

CAMPINAS
2010
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
Angélica Aparecida Ravelli RU: 429600

RELATÓRIO DE ESTÁGIO - MAGISTÉRIO / NORMAL DE NÍVEL MÉDIO

Trabalho apresentado àdisciplina de
Estágio. Magistério / Normal de Nível
Médio, no Curso de Pedagogia a
Distância da Faculdade Internacional de
Curitiba. FACINTER.
Tutor Local: Maria Delta
Teles sala. 3
Centro Associado: UNINTER
CIDADE Campinas
2010

CAMPINAS
2010
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...........................................................................................03
2. IDENTIFICAÇÃODA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA...................................04
3. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO.....................................05
4. DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO........................................................................................................08
5. CONSIDERAÇÕESFINAIS........................................................................11
6. REFERÊNCIAS...........................................................................................13

1. INTRODUÇÃO

O presente estágio de docência no Ensino Fundamental tem como objetivo, observar como se desenvolve o ensino em sala de aula, de que maneira a professora conduz a aprendizagem, como se processa a apreensão doconhecimento pela criança. Objetiva ainda analisar como é a interação dos alunos com a professora, dos alunos entre si e com o ambiente no cotidiano escolar.
O referido estágio é de suma importância para instrumentalizar o estudante de Pedagogia e futuro profissional da educação, para que o mesmo se familiarize com a prática da sala de aula, conviva com os alunos e professores e habituem-se aoambiente escolar com seus problemas, desafios, dificuldades, mas também repleto de alegria, realizações e, sobretudo, crianças cheia de vida e vontade de aprender.
Serão desenvolvidas as atividades de observação participativa com os alunos da 1ª série do Ensino Fundamental, de 08 anos.
Como todos nós sabemos o Ensino Fundamental, vem sofrendo grandes mudanças nos últimos anos, exemplo disso é arecente implantação do Ensino Fundamental de 9 anos, em que as crianças com seis anos devem freqüentar a 1ª série, com isso as crianças estão vindo para a escola cada vez mais cedo. A educação e conseqüentemente a Escola, enfrenta também grandes desafios com os espantosos avanços tecnológicos e descobertas científicas que surgem a cada dia e que transformam nossa sociedade de maneira vertiginosa,mudando valores, atitudes, costumes. As mudanças no clima do planeta, que exigem informação e esclarecimento para que a humanidade possa reverter o grave quadro que se apresenta e que somente o homem poderá reverter. E também a violência nas escolas e também na sociedade como um todo.
Neste contexto, a criança chega na 1ª série, muitas vezes já alfabetizada e com grande variedade deinformações e conhecimentos, adquiridos, no ambiente familiar, no grupo de convívio, pela televisão e Educação Infantil, já não é mais aquela criança que ao chegar na 1ª série tudo era novidade e descoberta.
Esse aluno necessita de um professor bem informado e preparado para trabalhar conteúdos e dar conta das exigências de uma educação moderna e atualizada, em um mundo globalizado, que desperteo interesse e a vontade da criança apropriar-se de novos conhecimentos e experiências positivas, a alegria da convivência e descobertas de saberes, valores e lições de cidadania que a acompanharão pela vida, tornando-a cidadã instruída, consciente de seus direitos e de seus deveres. Que saiba conviver e respeitar a diversidade, a natureza e faça pleno uso dos meios de informação e tecnologias...
tracking img