Projeto qvt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3662 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE CIENCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL - FACIMED
GESTAO EM RECURSOS HUMANOS

MIRIAN BIANQUI BRUNELLI
GRAZIELA DA SILVA DANTAS
IARA MAZIOLI
ELISANGELA J. BORGES ROMANINI

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
EMPRESA SENAI

CACOAL – RO
2011

MIRIAN BIANQUI BRUNELLI
GRAZIELA DA SILVA DANTAS
IARA MAZIOLI
ELISANGELA J. BORGES ROMANINI

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
EMPRESA SENAIProjeto de Pesquisa apresentado ao curso Gestão em Recursos Humanos da faculdade de ciências biomédicas de Cacoal – Facimed, para da N2 da Professora Iracilene.

CACOAL – RO
2011
1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

1.1 TITULO:

Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho – Empresa SENAI - RO.

1.2 AUTORAS:

Elisangela J.BorgesRomanini
Graziela da Silva Dantas
Mirian Bianqui Brunelli
Iara Mazioli

1.3 FINALIDADE:

Observar a qualidade de vida no ambiente trabalho da Empresa SENAI, tendo em vista que os elementos de maior importância de uma empresa é a preocupação com a Qualidade de Vida relacionada à saúde de seus trabalhadores.

1.4 INSTITUIÇÃOPESQUISADA:

SENAI – RO

1.5 MISSÃO DA EMPRESA:
Contribuir para o fortalecimento da Indústria e desenvolvimento pleno sustentável do país, promovendo educação para trabalhar a cidadania, a assistência técnica e tecnológica, a produção disseminação de informação e a adequação, geração e difusão de tecnologia.

1.6 HÍSTORIA:
A empresa foi criado em 1942, o Serviçode Aprendizagem Industrial ( SENAI), é hoje um dos mais importantes pólos de geração e difusão de conhecimento aplicado ao desenvolvimento industrial.
Em Rondônia está presente nos municípios de Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Vilhena, Guajará-Mirim, demonstrando que a instituição vem ao longo desse tempo investindo gradativamente na melhoria e ampliação de ações. Alem destaestrutura o SENAI conta com uma rede nacional integrada, coordenando pelo Departamento Nacional que facilita o atendimento a vinte oito setores industriais.
A instituição produz, divulga a adapta conhecimento e tecnologia para toda a industria brasileira, seja por meio da educação profissional ou da prestação de serviços capazes de torná-la mais moderna e competitiva. Seu modelo educacional ébaseado na construção da cidadania, no desenvolvimento de múltiplos inteligências e no exercício da flexibilidade produtiva.

2. INTRODUÇÃO:
As pessoas passam a maior parte de seu tempo na organização, em um local de trabalho, que constitui seu hábitat. O ambiente onde impressionam os sentidos e que podem afetar o bem estar físico, psicológico, a saúde mental e a integridade moral daspessoas.
As transformações e inovações dos sistemas de produção vêm produzindo mudanças na Qualidade de Vida do trabalhador.
É importante salientar que programas de Qualidade de Vida, ao melhorar a vida dos trabalhadores, trazem também retorno para as empresas, como por exemplo a redução dos custos com seguro, assistência médica e absenteísmo e acima de tudo, contribuem para a valorização do serhumano em seu ambiente de trabalho. Portanto, é fundamental que as empresas possuam metodologias para a avaliação da Qualidade de Vida no ambiente de trabalho.

1. PROBLEMATIZAÇÃO:
O problema diagnosticado no SENAI foi à rotina do dia a dia, onde muitos colaboradores passam maior tempo em frete ao computador, a postura ergonômica, esforço metais e visuais, os atendimento de rotina queacaba gerando certo índice de estresse. Com isso o clima do ambiente de trabalho influencia muito na saúde desses colaboradores.

2. HIPÓTESE
Espera-se que indivíduos que desempenham funções apresentem uma melhor Qualidade de Vida, refletindo-se:
✓ na motivação, pois indivíduos satisfeitos tendem a ter altos níveis de produtividade;
✓ na saúde, pois sistemas de...
tracking img