Valor da qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3766 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O VALOR DA QUALIDADE

A grandeza de espírito é o oxigénio do comportamento. E se não posso realizar grandes coisas, posso pelo menos fazer pequenas coisas com grandeza, terá alguém dito com grandeza e com espírito.
Vive-se hoje obcecado até ao tutano por uma nova ditadura. A ditadura da quantidade. O que conta é o número, o volume, o comprimento, a força, a velocidade entre muitas medidas deaferir o ter, o possuir, o dominar, o chegar, o consumir. A quantidade, porém, não contém em si e por si a qualidade, nem esta precisa daquela para o ser. A quantidade é o sinal exterior de uma grandeza mensurável. A qualidade é o sinal nem sempre exterior de uma grandeza que não se mede.
A qualidade é o que fica depois da quantidade não contar. A qualidade existe, pois, para além da quantidade. Aquantidade é o conta quilómetros da nossa corrida, a qualidade é o termóstato da nossa vida no intervalo da corrida. A quantidade não existe para além da aparência do que representa, a qualidade subsiste para além do tempo da sua gestação. A quantidade até pode ser o tudo. Mas só a qualidade pode ser o todo.
Da quantidade depois de o ser resta o nada. Da qualidade fica sempre o desafio.
Aquantidade como medida divide-se. A qualidade como exemplo multiplica-se.
A quantidade necessita de uma calculadora e de um registo. A qualidade exige uma consciência e uma memória.
A quantidade é uma união de facto. A qualidade é uma união de valor.

António Bagão Félix
(Excerto do livro “Do lado de cá ao deus-dará”, 2002)
“Qualidade é acertar à primeira no
prazo previsto, sempre, porque
fazerde novo custa dinheiro.”
J. Oakland
“A qualidade nunca é um acidente.
É sempre um resultado de um
esforço inteligente, onde deve
prevalecer a vontade de produzir
algo superior.”
J. Todo Bom
História da Qualidade
A preocupação que actualmente se vive em torno do conceito de qualidade não é uma questão recente. (Wilkinson; Redman; Snape; Marchington: 1998). As preocupações com a qualidaderemontam a civilizações tão antigas como a Egípcia, a Grega ou a Romana. Estas preocupações iniciaram-se com a figura do artesão, o qual, concentrava em si as responsabilidades de concepção, produção, venda e assistência pós-venda. Com o aumento da população, estas responsabilidades foram transferidas para as designadas oficinas, onde já existia a figura do mestre, que desempenhava já algumastarefas de direcção, do ajudante do mestre, no qual eram delegadas algumas funções, e do aprendiz, cujo trabalho era verificado pelos seus superiores. Esta tarefa de verificação foi a primeira diferenciação de actividades relacionadas com a qualidade. Com a Revolução Industrial, assistiu-se a um período de grande escassez ao nível dos produtos manufacturados, o que originou uma maior preocupação coma quantidade em detrimento da qualidade (Pires: 2004).
Evolução do conceito qualidade
A qualidade, tal como actualmente nos é apresentada é resultado de uma evolução que teve como de partida a massificação da produção industrial. A evolução da qualidade pode ser descrita em cinco fases (Dale e Cooper:1995; Godinho e Neto: 2001):
* A primeira fase corresponde à fase da inspecção daqualidade, na qual os produtos finais eram examinados (visualmente), separando-se os produtos com defeitos que deveriam ser inutilizados ou voltar ao processo produtivo para correcção. Esta actividade regular de inspecção foi, tal como referido anteriormente o berço do conceito de qualidade. Associado à massificação da produção foi, pela primeira vez, formalizado no período da I Guerra Mundial, tendoevidenciado custos da não qualidade, principalmente ao nível dos equipamentos militares;
* A segunda fase, a do controlo da qualidade, passou-se a dar maior atenção à definição das especificações dos produtos, desenvolvendo-se métodos e instrumentos de forma a poder medir os desvios (inicio da década de 30);
* A terceira fase, a da garantia da qualidade, surgiu em meados da década de 50,...
tracking img