Uso das tics no ambiente educacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 44 (10873 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL - SENAC
PÓS-GRADUAÇÃO EM GOVERNANÇA DE TI

THIAGO ALLAN PACHECO











A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE EDUCACIONAL














CURITIBA
2012
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL - SENAC
PÓS-GRADUAÇÃO EM GOVERNANÇA DE TI











A UTILIZAÇÃO DOSRECURSOS DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE EDUCACIONAL






Trabalho de pesquisa apresentado a Coordenação do Curso de Pós-Graduação de Especialização em Governança de TI do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC.


Orientadora: Denise Maria Vecino Sato








CURITIBA
2012THIAGO ALLAN PACHECO




A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE EDUCACIONAL






Trabalho de pesquisa apresentado a Coordenação do Curso de Pós-Graduação em Governança de TI do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC.





Aprovada em 15 de outubro de 2012.


BANCA EXAMINADORA___________________________________


___________________________________


___________________________________



AGRADECIMENTOS





A Deus provedor de tudo o que tenho e sou.




A minha família. Minha esposa Graciela, auxiliadora nas lutas e conquistas. Uma benção do Senhor em minha vida. Minha filha Natali, presente de Deus.




Aos meus companheirosde trabalho no SENAC Guarapuava, pelo incentivo e motivação.




A minha orientadora, pela dedicação, paciência e incentivo.












EPÍGRAFE


RESUMO


O conhecimento nunca foi tão valorizado como nos tempos atuais. O termo Sociedade do Conhecimento define bem o padrão estabelecido para essa geração. O compartilhamento de informações e a construção doconhecimento colaborativo é o motor das transformações sociais e elemento essencial na resolução de questões sociais. No mundo globalizado, onde as mudanças locais afetam significativamente o cenário global, a necessidade de estar conectado, acompanhando o que esta acontecendo no mundo é de grande importância para o exercício da cidadania, não apenas reagindo as mudanças, mas sendo agentes de mudanças.Nesse contexto as Tecnologias da Informação e Comunicação representam o elemento de interação social, transformando de maneira significativa a forma como as pessoas se relacionam e a participação das pessoas na vida da sociedade. As TICs estão presentes em todos os setores da sociedade, modificando a forma como as pessoas produzem conhecimento e representando um poderoso mecanismo dedesenvolvimento social. Partindo desse pressuposto, a utilização das TICs no ambiente educacional pode representar uma poderosa ferramenta para que as instituições de ensino possam cumprir o seu papel e adequar-se as novas exigências e desafios. E o grande desafio é a mudança de paradigma, passando de um modelo bancário onde os alunos são depósitos de informação para um modelo de construção coletiva. Alunos eprofessores transformando conhecimentos e desenvolvendo saberes, num ciclo constante de aprender e reaprender. A utilização adequada das TICs podem modificar amplamente a forma como se aprende e formar pessoas mais preparadas para atuar nesse novo modelo social, pessoas que não apenas acumulam conhecimentos, mas que a partir de conhecimentos prévios vão produzir novos conhecimentos e participar dastransformações sociais.

PALAVRAS CHAVE: Sociedade do Conhecimento, Tecnologia da Informação e Comunicação, Educação.




ABSTRACT


The knowledge has never been valued as nowadays. The term Knowledge Society defines the well established standard for this generation. Information sharing and collaborative knowledge construction is the engine of social change and an essential element in...
tracking img