Artigo Cientifico Joel E Flavia OK Enviando Para Corre Es E Impress Es 25 09 II

5704 palavras 23 páginas
AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICs) E SUAS RELAÇÕES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Flávia Iria de Freitas1 flaviaisj@gmail.com Joel Antenor da Rocha Carvalho2 joelrocha1000@gmail.com Orientadora: Lucineide Osterne Alencar de Sousa lucineideosterne@yahoo.com.br RESUMO

Este artigo tem como objetivo analisar as contribuições das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ensino da Geografia na Unidade Escolar Aprígio Pereira Bezerra, buscando conhecer as técnicas de ensino utilizadas pelos professores da referida escola, diagnosticando as necessidades do uso desses recursos, bem como identificar os pontos positivos e negativos dessa nova ferramenta de ensino. No momento atual, a questão educacional é tema de debates entre pesquisadores, educadores e comunidade em geral, tudo isso se dar mediante as constantes transformações em que vive a sociedade. Sendo assim, o campo educacional passa por um momento de transição entre a escola tradicional e a moderna, isso se deu ao fato do surgimento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para que seja utilizada em diferentes níveis de ensino envolvendo diferentes componentes curriculares. Neste trabalho abordaremos de forma sucinta a incorporação das TICs ao cotidiano das aulas, de modo a explorar as tecnologias visando suas contribuições para o ensino de Geografia.

Palavras-chave: Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs); Geografia; Escola.

1.INTRODUÇÃO

Não é de hoje que as tecnologias fazem parte da vida dos seres humanos. Na verdade, elas são frutos da capacidade racional do homem, utilizada para criar equipamentos, instrumentos, recursos, produtos e ferramentas, que garantisse a sua sobrevivência, em diferentes períodos da história da humanidade. O grau de domínio de determinados tipos de tecnologias e de certas informações serviram e, ainda servem de base para distinção entre as sociedades humanas.
O crescente desenvolvimento tecnológico que vem ocorrendo nas

Relacionados