Touch screen

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (839 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Em outras palavras, raio atômico é a distância do núcleo de um átomo à sua eletrosfera na camada mais externa. Porém, como o átomo não é rígido, calcula-se o raio atômico médio pela metade dadistância entre os centros dos núcleos de dois átomos de mesmo elemento numa ligação química em estado sólido.

O raio atômico cresce de cima para baixo na família da tabela periódica, acompanhando o númerode camadas dos átomos de cada elemento e da direita para a esquerda nos períodos da tabela periódica.
Quanto maior o número atômico de um elemento no período, maiores são as forças exercidas entre onúcleo e a eletrosfera, o que resulta num menor raio atômico.
O elemento de maior raio atômico é o Césio.
Energia de Ionização
Energia de Ionização é a energia necessária para remover um ou maiselétrons de um átomo isolado no estado gasoso. O tamanho do átomo interfere na sua energia de ionização. Se o átomo for grande, sua energia de ionização será menor.

- Em uma mesma família a energiaaumenta de baixo para cima;
- Em um mesmo período a Energia de Ionização aumenta da esquerda para a direita.
Afinidade eletrônica
Afinidade eletrônica é a energia liberada quando um átomo no estadogasoso (isolado) captura um elétron. Quanto menor o raio, maior a sua afinidade eletrônica, em uma família ou período.

A afinidade eletrônica mede a energia liberada por um átomo em estadofundamental e no estado gasoso ao receber um elétron. Trata-se da energia mínima necessária para a retirada de um elétron de um ânion de um determinado elemento.
Nos gases nobres a afinidade eletrônica nãoé significativa, porém como a adição de um elétron em qualquer elemento causa liberação de energia, então a afinidade eletrônica dos gases nobres não é igual a zero.
A afinidade eletrônica temcomportamento parecido com o da eletronegatividade, já que não tem uma forma muito definida no seu crescimento na tabela periódica: cresce de baixo para cima e da esquerda para a direita.
O elemento...
tracking img