uso da calculadora em sala de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1577 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de julho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CALCULADORA: PORQUE NÃO? UMA PROPOSTA PARA O PIBID

Ecrison Tenório da Silva (ecrison@bol.com.br)¹
Orientadores: Daniel de Lima²/ Lucineide Keime Nakayama de Andrade³ (profdalima@hotmail.com/lematematicalu@hotmail.com)
Projeto: Iniciação a docência: uma nova visão da Aprendizagem matemática sob o olhar de oficinas.
PIBID/ CAPES/ UNESPAR/ FAFIPA

Introdução

Ao longo da história muito sediscutiu em relação a metodologias, papel do professor, do aluno e o papel da própria escola. Muito tem se feito para melhorar o ensino e buscar novas ferramentas de trabalho, principalmente dentro do ensino de matemática, se tornando essencial na medida em que a sociedade evolui.

Dentre essas ferramentas encontra-se a calculadora um instrumento muito usado no cotidiano das pessoas, mas poucoutilizado na vida escolar. O tema é polêmico entre os autores, mas o que irá se discutir aqui é o uso consciente desta ferramenta e seus benefícios para o ensino da matemática. Afinal o uso da calculadora em atividades especifica propostas em sala de aula, pode ser benéfica, uma vez que ela pode contribuir para agilizar cálculos, verificar resultados, explorar conteúdos, entre outros.Desenvolvimento

O ensino de matemática em toda a rede escolar vem sendo discutido e reformulado por décadas, com expressivas críticas. Tendo em vista o rendimento e interesse dos alunos nessa disciplina, em notável contraste com a importância da mesma para a sociedade. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais para a área de Matemática:

O ensino de Matemática costuma provocar duas sensaçõescontraditórias, tanto por parte de quem ensina como por parte de quem aprende; de um lado, a constatação de que se trata de uma área de conhecimento importante; de outro, a insatisfação diante dos resultados negativos obtidos com muita frequência em relação a sua aprendizagem. (PCN, 1997, vol. 3, p 20)

Tanta preocupação com o ensino da disciplina não é nova, já anterior ao século XX, em plenaRevolução Industrial buscou-se uma nova abordagem na educação visando uma adequação do trabalho escolar as novas demandas sócio-culturais de cada época, sendo elas locais ou globais.

Ao passar por uma sociedade rural onde poucos precisavam conhecer matemática, para uma sociedade industrial onde mais gente precisava aprender matemática, em razão das necessidades de técnicos especializados, daí parauma sociedade de informação onde a maioria das pessoas precisa saber matemática e, agora, caminhando para uma sociedade que o conhecimento exige de todos saber muita matemática, é natural que o homem tenha se interessado em promover mudanças na forma de como se ensina e como se aprende matemática, Micotti (1999).

Na década de 90 com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) em espacial para aárea de Matemática no 1° e 2° ciclos do Ensino Fundamental, apresentam-se como tentativa de reverter um ensino centrado em procedimentos mecânicos, desprovidos de significados para o aluno. Para tanto, são enunciados alguns “princípios”, dentre os quais é importante destacar o que faz referência ao papel de certos recursos didáticos:

“Recursos didáticos como jogos, livros, vídeos, calculadoras,computadores e outros materiais tem um papel importante no processo de ensino e aprendizagem. Contudo, eles precisam estar integrados a situações que levem ao exercício da análise e da reflexão, em ultima instancia a base da atividade matemática” (PCN, 1997, vol. 3, p 20).

Com advento do uso de novas tecnologias, a sociedade se modificou. Nesse novo perfil social, destacam-se a informação e oconhecimento, novas formas de trabalho surgidas no âmbito da produção e consumo. Abrangendo as escolas e os trabalhos dos profissionais da educação, exigindo mudanças no rumo do conceito educar-aprender.

Nas situações de sala de aula, em todo seu ambiente, as possibilidades do uso de novas tecnologias como recurso didático são altamente aplicadas e bem vista para a assimilação de conceitos...
tracking img