Tv pendrive

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1834 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS E EDUCAÇÃO

O USO DA TV PENDRIVE E PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS MIDIÁTICOS

PROJETO ELABORADO PELO CURSISTA ALMIR ALAIDES DE ASSIS, PARA FINS AVALIATIVOS DO MÓDULO PROJETO DO CURSO MÍDIAS E EDUCAÇÃO TURMA 3.

RIO DO PIRES / BA
2012.SUMÁRIO
Introdução 3
Questões Norteadoras 4
Objetivo Geral 5
Objetivos Específicos 5
Referencial Teórico da Pesquisa 6
Metodologia 7
Referências 12

INTRODUÇÃO

Em todos os setores da sociedade se observam mudanças em função do uso das novas tecnologias. A educação também tem experimentado mudanças na sua forma de organizaçãoe produção, fazendo surgir novas formas de ensino-aprendizagem, subsidiadas pela inserção de novas tecnologias nas escolas.
O Colégio Estadual “Paulo VI”, localizado na Rua Domingos José Pereira, s/n, Centro, Rio do Pires, Bahia, pertencente à 23ª Região Administrativa da Bahia, oferece o Ensino Médio e atende a uma clientela de aproximadamente 550 alunos.
Considerando o avanço da inserção dasTecnologias da Informação e da Comunicação no trabalho pedagógico em sala de aula, na pretensão de desenvolver um trabalho que venha subsidiar os alunos no processo de aprendizagem e conhecer diversas possibilidades de uso das tecnologias em sala de aula, foi pensado na elaboração e execução do “Projeto: O uso da tv multimídia e produção de conteúdos midiáticos no ensino de matemática, comoelemento instigador para implementação dos recursos midiáticos que vise garantir aos alunos o desenvolvimento de competências e habilidades, proporcionando uma aprendizagem significativa.
Freire ao falar da prática pedagógica, diz que a formação deve ser considerada como um processo em permanente construção, por acreditar que ensinar exige do professor conhecimentos pertinentes à ação cotidiana queele deve realizar em sua prática.
Com o objetivo de incentivar e melhorar a utilização dos recursos tecnológicos nas escolas faz-se necessário uma reflexão sobre o que está sendo e como está sendo usado. É sabido que muitas vezes os recursos existentes não são utilizados nas aulas porque os professores não têm conhecimentos instrumentais e pedagógicos de uso desses equipamentos.
É importantedestacar que a falta de conhecimento para utilização destes recursos, bem como formas de utilização inadequadas aos conteúdos curriculares são fatores em potencial para a rejeição no uso dos recursos midiáticos, pois não basta introduzir equipamentos e recursos tecnológicos na escola para que os professores reflitam e alterem suas práticas.
Diante disso é emergente que o professor receba cursos emnível de formação continuada para que possa apropriar-se das novas tecnologias com direcionamento pedagógico e, desta forma envolver todo o quadro docente da escola.

Questões Norteadoras
Mídias Digitais na Educação Matemática: Análise e utilização de diferentes softwares e objetos de aprendizagem para o ensino e aprendizagem da Matemática na escola. Análise de sites Web na área de EducaçãoMatemática e suas possíveis utilizações no dia-a-dia da sala de aula. Instrumentos facilitadores em assuntos como: Conjuntos numéricos, número de ouro, proporcionalidade, funções, transformações geométricas, número PI, função quadrática,  áreas e volumes.
Geometria e Trigonometria na resolução de problemas: Coletânea de problemas no contexto da geometria e da trigonometria:  o túnel de Samos,Erastótenes e o cálculo do raio da Terra, cálculo do tamanho relativo Terra-Lua; propriedade refletora dos espelhos parabólico, hiperbólico e elíptico; trigonometria no cálculo de distâncias inacessíveis; o funcionamento do GPS.
Novos conteúdos para o ensino de Matemática: Grafos, geometria vetorial, fractais, matemática financeira, transformações geométricas, o número “e” e a função exponencial, ...
tracking img