O campo e cidade e o ensino de geografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3330 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O CAMPO E CIDADE E O ENSINO DE GEOGRAFIA
Regiane Ferreira Santos*
Graduanda do curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás

Resumo

A cidade e o campo são questões que ainda precisam ser entendido as como lugares que possuem uma inter-relação muito grande, ou seja,as cidades dependem do campo,e o campo das cidades. O campo e a cidade são temas de suma importância, tendo como seuprincipal objetivo o estudo das relações entre ambas que contribui para a caracterização da sociedade com base nos movimentos entre ambas, formando perspectivas positivas que apresentarão mudanças adquiridas no conhecimento mais amplo e critico que são relacionadas e ligadas em relação ao campo e a cidade.Este artigo organizou-se a partir do projetode pesquisa, desenvolvido com a turma do sexto ano“A” e “B” no período vespertino do Colégio Estadual De Aplicação Manuel Caiado.

Palavras-chaves: Campo, Cidade, Inter-relação.

Introdução
Atualmente as cidades possuem uma dinâmica/ densa e complexidade e o campo por sua vez passa também por modificações muitas das vezes despercebidas a visão desses alunos.
Para uma maior compreensão por parte desses alunos quanto às mudanças que vemocorrendo no meio rural e urbano, o nosso objetivo geral foi proporcionar uma amplificação da analise do conteúdo referente á relação campo e a cidade de forma a despertar maior interesse dos alunos e possibilitar uma compreensão dinâmica na aprendizagem da temática cidade e campo.Para verificar quais foram às dificuldades levantadas pelos alunos a respeito da relação cidade e campo, foram realizadas aexecução e a interpretação das Músicas “Quebra de Milho – Renato Teixeira & Pena Branca e Xavantinho/ Música Urbana – Legião Urbana” para identificar quais as diferenças entre ambas, a fim de despertar os alunos sobre importância nos problemas que existe na cidade e no campo e que muitas vezes não são percebidos no nosso dia-a-dia.
As execuções das aulas foram realizadas de forma coerente,explicando e esclarecendo os conceitos, os problemas e as diferenças entre ambas de uma forma mais dinâmica aos alunos, formando perspectivas nas mudanças na hora de lecionar o conteúdo proposto, de um modo que adotou a realizações das aulas com músicas, filme, cruzadinhas, em fim aulas dinâmicas para despertar maior interesse aos alunos e verificar se os alunos tiveram as dificuldades solucionadasatravés deste projeto aplicado em sala.

A EXPERIENCIAS APLICADAS EM SALA DE AULA

OColégio de Aplicação Professor Manuel Caiado, originou-se a partir da união do Colégio de Aplicação e do Colégio Estadual Professor Manuel Caiado.Haviavontade de criar o Colégio de Aplicação da Faculdade de Filosofia Cora Coralina, atual UEG(Universidade Estadual de Goiás) com o objetivo de ser ele o campo deEstágio e Pesquisa para os alunos da Faculdade, com a mudança de prédio da Faculdade de Filosofia Cora Coralina reapareceu a ideia do Colégio depois de audiências.
O Colégio pertenceu à Faculdade até o mês de agosto do ano de 2000 a Universidade Estadual de Goiás-UEG optou por repassar os Colégios de Aplicação para a Secretaria Estadual de Educação. Sendo assim, o Colégio passou a ser da redeestadual de educação.
O Colégio Estadual Professor Manuel Caiado foi criado em 1903, com um curso primário anexo à Escola Normal e composto de duas classes sendo uma feminina e outra masculina. Esse curso anexo foi em 1918, transformado em Grupo Escolar, pelo Dr. João Alves de Castro (Governador do Estado).No dia 20 de fevereiro de 1919 foi o Grupo solenemente instalado com o nome de Grupo Escolarda Capital, mas continuou a funcionar somente com as duas classes. Em 1923, foram nomeados novos professores, organizando-se então, oito classes mistas.
Em 1929, sendo Secretário da Educação o Dr. Gumercindo Márquez Otero, foi o Grupo remodelado e passou a chamar-se Grupo Escolar Modelo até 1937, A partir do dia 17 de março de 1973 o Grupo Escolar “ProfessorManuelCaiado” passou a funcionar...
tracking img