Turismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2102 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
* Fundamentos da Teoria de Sistemas Aplicados ao Turismo

Pode-se definir sistema como um conjunto de partes que interagem de modo a atingir um determinado fim, de acordo com um plano ou princípio; ou conjunto de procedimentos, doutrinas, ideias ou princípios, logicamente ordenados e coesos com intenção de descrever, explicar ou dirigir o funciona, bancal oferece três definições básicas desistema:
Definições etimológica
Conjunto de elementos associados em uma organização coerente, com o objetivo de constituir um todo;
Definição descritiva
Conjunto de práticas, de elementos matérias ou imateriais que constituem um todo ordenado e orientado
Definição pragmática
Conjunto de práticas métodos e de instituições que compõem ao, mesmo tempo, uma constituição teórica e um métodopratico
Segundo ChurChman, cinco considerações básicas devem ser sempre levadas em conta ao se ter mente o significado de sistema:
1- Os objetivos totais do sistema e, mais especificamente, as medidas de rendimentos do sistema inteiro.
2- O ambiente do sistema; as coações fixas;
3- Os recursos do sistema;
4- Os componentes do sistema, suas atitudes, finalidades e medidas de rendimento5- A administração do sistema
Os objetivos do sistema global são o ponto logico para começar, por que muitos erros podem ser mento subsequente, se forem ignorados os verdadeiros objetivos da totalidade.
Com o fim a aclarar o assunto, o cientista precisa passar do vago enunciado de objetivos para algumas medidas precisas e especificados de rendimento do sistema global.
Turismo
Pode-seidentificar no cargo acadêmico, nas empresas e nos órgãos governamentais três tendências para a definição de turismo: a economia, a técnica e a hospitalidade.
Definições Holísticas
Os professores suíços Hunziker e Krapf, em 1942, definirão turismo como: a soma dos fenômenos e das relações resultantes da viagem e da permanência de não. Resistentes, na medida em que não leva a residênciapermanente e não está relacionada a nenhuma atividade remuneraria. Tal definição foi reconhecida por várias organizações internacionais. Suas características é o campos de estudos, pois reconhece que o turismo abarca muitos aspectos que se centralizada no principal os turistas.
Viagem ao Deslocamento
É um elemento implícito na noção do turismo o movimento está intimamente conectado ao próprio sentidoetimológico do terreno “Tour”: viagem em circuito; deslocado de ida e volta. Sem deslocamento não existe turismo.
Permanecia fora do domicilio
Estritamente vinculado a viagem, o elemento de permanência fora da própria residência habitual é parte integramente do conceito de turismo.
Temporalidade
A viagem e a permanecia são os dois primeiros elementos característicos, mais resultam insuficientespara configura o fenômeno.
Objetivo do turismo
O elemento concreto do fenômeno traduzisse no equipamento receptivo e no fornecimento dos serviços para a satisfação das necessidades do turista, que se denomina empresa de turismo.
Os bem turísticos põem ser:
1- Materiais (monumentos, museus, galerias de arte, praia e outros) e imateriais (clima, paisagem e outros).
2- Imóveis (terrenos,casas, hotéis, museus, galerias e outros) e móveis (produtos gastronômicos, artísticos e artesanais);
3- Duráveis ou perecíveis (artesanais ou produtos gastronômicos);
4- De consumo (bem que satisfazem diretamente as necessidades dos turistas) e de capital (os que são utilizados para a produção de outros bem);
5- Básicos, complementares e independentes;
6- Maturais ou artificias.Os serviços turísticos, destinados a satisfação das motivações, necessidades e preferência do turista, podem ser assim classificados:
1- Receptivos (atividades hoteleiras e extra hoteleiras);
2- De alimentação;
3- De transporte (da residência a destinação turística e no centro receptor);
4- Públicos (administração turística, postos de informações e etc.);
5- De recreação e...
tracking img