Turismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3417 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1º CAPÍTULO




TURISMO




O  turismo  é  um  fenômeno  de  características espacialmente abrangentes, posto que abarca várias dimensões:  social,  política,  cultural,  ambiental  e econômica., constitui-se numa atividade econômica que pertence ao setor terciário e compõe-se em um conjunto de bens e serviços que se vende aos turistas. Estes serviços turísticosconstituem-se em: meios de hospedagem; meios de transportes; entretenimento e lazer; alimentos e bebidas, entre outros. Tais serviços estão necessariamente inter-relacionados de tal forma que a ausência de um deles pode inviabilizar a venda ou a prestação de todos os outros. Pode-se afirmar também que o turismo é o conjunto das relações e fenômenos produzidos pelo deslocamento e permanência de pessoas parafora de seu lugar de residência, sempre que o deslocamento ou estadia não esteja motivado por uma atividade lucrativa. Ressaltamos ainda, que segundo Acerenza (1984)¹, distinguindo o turismo dentre outras atividades, ela “necessita de deslocamento, de recursos financeiros, de tempo disponível e de motivação”.

O dinamismo econômico dessa atividade faz com que ela seja tão importante para ospaíses, estados e cidades com o potencial turístico, haja vista que o turismo é uma mola propulsora do desenvolvimento destes locais devido ao efeito multiplicador dos recursos financeiros trazidos pelos turistas, ou seja, eles gastam em hotéis, bares, restaurantes, cinemas e etc., por fim geram as receitas do Governo através dos impostos recolhidos nestes estabelecimentos.

Atualmente aindústria do turismo está oscilando entre o 2° e o 3° setor de maior movimentação econômica em escala mundial. O turismo é uma das atividades que mais emprega pessoas em todo o planeta. É a maior indústria do mundo em termos de produção bruta, que passa dos US$ 3,4 trilhões de dólares segundo a Organização Mundial do Turismo. Esses números mostram a importância que o turismo tem para o mundo,principalmente por ser um gerador de renda, imposto e empregos (AGITO CAMPINAS, 2010).

Turismo é negócio, geração de renda e empregos diretos e indiretos, proporcionando também a interação e aproximação de pessoas de culturas e locais diferentes. A OMT estimou, ainda para o ano de 2010, haveria mais de um bilhão de pessoas viajando entre os países. Por isso, a importância desse tema éressaltada pela Universidade do Vale do Itajaí quando aponta que:




Projeto de Desenvolvimento Turístico é o conjunto de medidas, de tarefas e de atividades por meio das quais se pretende atingir as metas, o detalhamento e os requisitos necessários para a ordenação e a exploração de áreas com potencialidades turísticas (UNIVALE, 2000, p.18-20).







TURISMO NO BRASIL ENO NORDESTE

Uma característica marcante no Brasil além do seu clima tropical agradável é a diversidade do seu território, onde encontramos um vasto litoral, 44 parques nacionais com matas exuberantes, ótimos para o ecoturismo, isso sem falar da Floresta amazônica, o pulmão do mundo, rios imensos, colossais, sítios arqueológicos, também encontramos no Brasil na região sul um clima frio comgeadas e belas paisagens. Conforme é mostrado nas imagens abaixo, de acordo com o site do Instituto Brasileiro de Turismo (EMBRATUR), as lindas paisagens brasileiras:

[pic][pic][pic][pic]

Em quinhentos anos de história, construiu-se uma nação formada por vários povos, dona de uma cultura variada e de um vasto território, atualmente dividida em 26 estados, um Distrito Federal e 5.563municípios.

Atualmente o governo brasileiro tem tentado incrementar a Política Nacional do Turismo, através de projetos como: Viajamais melhor idade que é um estímulo aos senis de 60 anos ou mais para viajarem pelo Brasil com descontos reais, o lado negativo é que para obterem este desconto tem que ser num período de baixa estação; no investimento em campanhas publicitárias; na...
tracking img