Artigo sobre metodos pedagogicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 40 (9992 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE CRÍTICO-COMPARATIVA DE MÉTODOS PEDAGÓGICOS
(Tradicional, Construtivista, Freiriano, Montessoriano, Waldorf e Tendência Democrática)

Alufá-Licutã Oxorongá
Rosilene Pereira

Centro Universitário Mauricio de Nassau

alufalicuta@hotmail.com
leninha.rose@hotmai.com

 
Trabalho apresentado como pré-requisito para obtenção parcial de nota da 1ª avaliação da disciplina: Práticas Integrativas I,do 3º período do curso de Psicologia, Turma: 704 NE, solicitado pela professora Alice Paula Colaco Ribeiro, do Centro Universitário Maurício de Nassau – Uninassau. O trabalho impresso e a apresentação tem peso três (3).

RESUMO
Este Trabalho de Pesquisa deu-se como exigência para obtenção parcial de nota da disciplina: Praticas Integrativas I, da Turma 704NE, do Curso de Psicologia do CentroUniversitário Mauricio de Nassau, da Cidade do Recife, Estado de Pernambuco. Assim, a elaboração deste trabalho teve como foco principal ter-se um conhecimento mais abrangente sobre os Métodos Pedagógicos existentes. Desta forma, trabalhou-se um recorte de seis (06) Métodos que atualmente são aplicados em diversas instituições de ensino tanto no Brasil quanto fora dele. A saber, o MétodoTradicional, o Método Construtivista, o Método Freiriano, o Método Montessoriano, o Método Wardofiano e o Método de Tendência Democrática. Após a etapa de pesquisa dos Métodos mencionados, e como fora proposto pela professora orientadora, que se deveria estratificar-se um dos métodos estudados para se fazer uma comparação analítica com o Método Tradicional, escolheu-se o Método Waldorf. A escolha do MétodoWaldorf deu-se basicamente por ser ele um dos que mais apresentou um embase teórico próximo do que os alunos pesquisadores acreditavam e esperavam de um Método Pedagógico. Após a análise crítica, que era um dos quesitos obrigatórios para a elaboração do trabalho, chegou-se a conclusão que: de fato o Método Waldorfiano apresenta uma metodologia inovadora e libertária, haja vista que o mesmotrabalha sob um olhar centrado no sujeito enquanto ser único, possuidor de qualidades e quereres no campo da aprendizagem que merece ser olhado de uma forma diferenciada, e isto, o Método Waldorf é capaz de propiciar, pois trabalha em uma pedagogia em que visa externar toda a potencialidade humana, tendo sempre um olhar holístico, onde o sujeito se vê e é visto de forma integral.
Palavras-Chave: MétodoWaldorf, sujeito, integral

1. INTRODUÇÃO
Existem várias Métodos Pedagógicos que apontam o caminho, ou, o processo racional que se deve seguir para atingir um determinado objetivo na questão da aprendizagem. Portanto, o método não se situa na questão do saber que irá ser transmitida, e sim, nos modos que irá ser realizada esta transmissão do saber. Desta forma, a utilização de umdeterminado método pressupõe-se que haja uma prévia análise por parte dos sujeitos (ensinantes e aprendentes) que irão usá-los no sentido de entenderem a que objetivos pretendam atingir, que situações irão enfrentar e que recursos poderão utilizar para este fim específico. Desta forma, a escolha e o uso prático de um método dá-se de forma sistematizada e conhecida tanto ao transmissor quanto aoreceptor, a fim de que se chegue ao que se quer transmitir e ao que se pretende receber.
Como nos foi sugerido pela mediadora da disciplina Práticas Integrativas I, para a fundamentação deste trabalho de pesquisa pontuamos os seguintes métodos: Tradicional, Construtivista, Freiriano, Montessoriano, Waldorf e de Tendência Democrática. Para tanto, utilizamos os seguintes procedimentosmetodológicos:
1. Pesquisamos as principais linhas/métodos pedagógicos de cada escola acima citada, onde fizemos uma breve referência aos diversos tipos de modelos, levantando suas bases teóricas e principais características;
2. Comparamos o método tradicional com o método Waldorfiano, por ser este o mais próximo do que entendemos por transmissão e recepção de conhecimentos; e
3. Fizemos...
tracking img