Kgadfrei

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (368 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Uma nova revolução industrial foi provocada pela Administração Científica – a conseqüência imediata foi a redução no custo dos bens manufaturados, tornando-se disponível para as massas. No entantoinúmeras críticas são feitas à Administração Científica:
1. Mecanicismo:  o mecanismo de abordagem restringiu-se a tarefas e fatores do operário – como um arranjo rígido e estático de peças.Restringiu-se às tarefas e aos fatos diretamente relacionados com o cargo e a função do operário. Deu-se pouca importância ao homem.
2. Superespecialização do Operário:  preconizava a especialização do operáriopor meio da divisão e da subdivisão de toda operação em seus elementos constituintes. Superespecialização essa que robotiza o operário, privando o operário da satisfação do trabalho e violando adignidade humana – trata-se de uma decomposição analítica das funções e a negação da visão da situação a cada nível.
3.  Visão Microscópica do Homem:  tomando-o isoladamente, ignorando que o trabalahor éum ser humano e social. Taylor considerou os recursos humanos e materiais não tanto reciprocamente ajustáveis, mas sobretudo, o homem trabalhando com um apêndice da máquina.
4. Ausência deComprovação Científica: a crítica se dá pelas poucas pesquisas e experimentação científica para comprovação de seus princípios e proposições.
5.  Abordagem Incompleta da Organização: ignorando a vida socialinterna dos participantes da organização – omite a organização informal e os aspectos humanos da organização
6. Limitação do Campo de Aplicação:  se restringiu aos problemas de produção na fábrica, nãoconsiderando os demais aspectos da vida da organização, como financeiro, comercial, logístico etc.
7. Abordagem Prescritiva e Normativa: a administração científica se caracteriza pela preocupação emprescrever princípios normativos que devem ser aplicados como receituários em todas as circunstâncias para que o administrador possa ser bem-sucedido.
8. Abordagem de Sistema Fechado: visualiza...
tracking img