Tudo sobre o hard disk

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2664 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Instalação e Manutenção de Computadores




HD




Conteúdo
 
Introdução
História do disco rígido
Como os dados são gravados e lidos
Formatação do disco
Exemplos de sistema de arquivos
Setor de boot
Capacidade do disco rígido
Referências
 











HD
 
Introdução
 
 Também chamado de disco rígido, é a parte do computador onde são armazenados os dados, é umamemória não volátil, ou seja, as informações não são perdidas quando o computador é desligado e por isso, é um sistema necessário para se ter um meio de executar novamente programas e carregar arquivos contendo os dados inseridos anteriormente quando ligamos o computador.
 
 
História do disco rígido
 
O primeiro disco rígido o 305 RAMAC (Random Access Methol of Accounting and Control) foiconstruído pela IBM em 1956, e foi lançado em 16 de setembro de 1957. Era formado por 50 discos magnéticos contendo 50.000 setores, sendo que cada um suportava 100 caracteres alfanuméricos, totalizando uma capacidade de 5 megabytes. Sua dimensão  era 152,4 centímetros  de comprimento, 172,72 centímetros de largura e 73,66 centímetros de altura. Em 1973, a IBM lançou o modelo 3340 Winchester, com 2pratos de 30 megabytes e tempo de acesso de 30 milissegundos. No início da década de 1980, a mesma IBM fez uso de uma versão Pack de discos de 80mmegabytes, usados no sistema IBM Virtual Machine. Mas no século 21, as aplicações para este disco foram expandidas e agora são usadas em câmeras filmadoras, tocadores de música como o Ipode, mp3player, PDAs, videogames, e até celulares.
 
A Evolução do HD
 
         A tecnologia de armazenamento de dados em discos magnéticos sofreu uma grande evolução desde o aparecimento do modelo Ramac 305 pela IBM (este HD tinha dimensões enormes para os padrões atuais, 14 x 8 polegadas, e custava 35 mil dólares), com capacidade de 5mb. Por mais de 20 anos, as inovações partiram quase quepraticamente da IBM. No entanto, alguns fabricantes criaram produtos independentes das linhas IBM, como a Control Data, com a série SMD, a Amplex, a Calcomp e a CII-Honeywell Bull.
         Historicamente os discos rígidos podem ser divididos em três gerações, conhecidas pelo número do produto IBM que lançou a tecnologia: 2314(início dos anos 60), 3330(fim dos anos 60 e início dos anos 70) e 3340 ouwinchester (1973). Essa nomenclatura deve-se ao fato de a unidade de gravação ter originalmente dois módulos (em analogia com a arma de dois canos calibre 30/30).
         Em 1973, com a tecnologia Winchester, a IBM introduziu uma série de inovações que permitiram, consideravelmente, o número de "choques de cabeçote" (head crashes) e, por outro lado, aumentar as densidades de gravação tanto detrilhas como de bits. Isso foi conseguido com aperfeiçoamentos nas tecnologias de cabeças de leitura/gravação, no mecanismo de posicionamento das cabeças e na diminuição da espessura da camada magnetizável do disco. Além disso, o disco, a cabeça e o mecanismo de posicionamento e o eixo motor do disco passaram a ficar em ambiente perfeitamente fechado. A tecnologia Winchester, inicialmente, só estavadisponível para os grandes sistemas. Mas, em 1978, a IBM anunciou uma unidade de 8 polegadas para sistemas de pequeno porte.
         Novos aperfeiçoamentos introduzidos pela IBM em seus sistemas de discos aumentaram ainda mais a densidade de gravação. As séries 3370 e 3380 (lançadas, respectivamente, em 1979 e 1981) utilizavam a tecnologia de cabeça de filme fino (thin film head). Feitas pormétodos semelhantes aos usados na fabricação de semicondutores, as cabeças de filme fino permitiam registrar informações a uma densidade de 25 mil bits por polegada (quatro vezes mais que o disco SMD da Control Data), trabalhando sobre um suporte magnético adaptado. Além da IBM, outros fabricantes como a Ampex, a C II - Honey Bull e Applied Magnetics Corporation desenvolveram cabeças com essa...
tracking img