Discos rigidos hdd

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2632 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O primeiro disco rígido foi criado em 1956 pela IBM e foi chamado de 305 RAMAC (Random Access Method of Accounting and Control ), as suas dimensões eram de 152,4 centímetros de comprimento, 172,72 centímetros de largura e 73,66 centímetros de altura.
Era formado por 50 discos magnéticos que continham 50 000 sectores em que cada um deles conseguia suportar 100 caracteres alfanuméricos, o quedava uma capacidade de 5 MegaBytes, o que na altura era uma capacidade de armazenamento incrível.

305 RAMAC
Mais tarde, já em 1979 a IBM lançou um novo disco rígido para o mercado, o 3340 Winchester que possuía dois pratos de 30 MegaBytes e um tempo de acesso de 30 milissegundos, criando-se assim o termo 30/30 Winchester, o q u seria usados durante muito tempo para designar qualquer tipo deDisco Rígido.
Tudo isto veio mudar o que se dizia de capacidade de armazenamento visto que se iam criando discos com capacidades cada vez maiores e tamanhos que nunca se pensaria que fosse possível, contudo estes discos rígidos eram ainda muito caros sendo que a versão de 10 Megabytes era vendida no mercado por cerca de 2 mil dólares americanos.

Com o passar dos anos, os discos rígidos,originalmente criados para grandes unidades, foi evoluindo e cerca da década de 80 a Shugart Technology, hoje Seagate Technology lançou o primeiro disco rígido para micro computadores de 5 polegadas com 5 Megabytes de memória, era chamado de ST-506.
A interface deste disco rígido era derivado da interface SA1000 da Shugart Associates (líder dos mercados de unidades de disquetes nos finais de 1970acabando por ser comprada pela Xeros em 1977 tornando-se assim a Shugart Technology e mais tarde Seagate Technology) tornando assim mais fácil fabricar as controladoras dos discos.

ST-506
No ano de 1981 a mesma lançou um disco semelhante, mas já com 10 MegaBytes de memória, chamado de ST-412, este e o seu antecessor usavam uma codificação MFM que já era amplamente utilizada anteriormente com asdisquetes .

ST-412

O Disco Rígido de 3.5” como nós conhecemos, apareceu em 1983 pela Rodime, tinha uma capacidade de 10 MegaBytes e era conhecido como RO 352.
Este foi o primeiro passo para a evolução dos discos rígidos que conhecemos hoje, foi a partir deste ano que os discos rígidos ganharam a “forma” que nós conhecemos.
A Rodime diz-se ter sido a primeira marca com discos de 3.5” mas noentanto, no ano anterior, a Shugart Associates já teria apresentado a ideia de um disco de 3.5”, um sucessor do seu disco (ST-412) lançado em 1981 de 5.25”.

RO 352

Estes discos rígidos, inicialmente eram ligados com cabos ATA ou mais conhecido, cabos IDE.
Estes cabos suportam um tamanho até 16 polegadas, cerca de 41 cm de comprimento.
O IDE ou ATA teve sempre um grande problema com aquantidade de dados que conseguia transmitir, “esbarrava” sempre com as suas barreiras limites, mas conseguindo sempre solucionar esse problema com novos sistemas de endereçamento de dados e de novas técnicas de programação.

Algumas das barreiras que o ATA se “esbarrou” foi de:

504MB
8GB
32GB
137 GB.

Antigamente, só o processador tinha acesso directo aos dados da memória RAM.
Istoacontecia com todos os equipamentos que estavam ligados numa motherboard, teriam todos que utilzar o processador como meio intermediário para chegarem a memória RAM, isso incluía os Discos Rígidos, o que causava muitos desperdícios. Felizmente, uma solução não demorou para aparecer: um esquema denominado de DMA (Direct Memory Access). Esta tecnologia tornou possível o acesso directo à memória pelo DiscoRigido (e como é claro a outros dispositivos), sem necessidade de utilizarem o processador como meio intermediário.
Quando a DMA não está em uso, normalmente é utilizado um esquema de transferência de dados conhecido como modo PIO (Programmed I/O), onde o processador executa a transferência de dados entre o disco e a memória RAM. Cada modo PIO trabalha com uma taxa distinta de transferência de...
tracking img