uhsuauhsuhusauhshu

3213 palavras 13 páginas
7.4 - MEMÓRIA SECUNDÁRIA (NÃO VOLÁTIL)

A memória secundária é formada por equipamentos que são capazes de armazenar dados (bits) e mantê-los mesmo quando o computador é desligado.

7.4.1 - Disco Rígido, Hard Disk (HD) ou Winchester

Desde a chegada ao mercado, o disco rígido constitui o mais difundido sistema de armazenamento de grandes volumes de dados. Os primeiros computadores pessoais não o possuíam porque os pequenos volumes de dados com que trabalhavam podiam perfeitamente ser arquivados nos disquetes de poucos KB de capacidade.

A incorporação do disco rígido é um dos fatores que explicam o extraordinário desenvolvimento dos computadores pessoais. A partir do lançamento comercial do IBM PC/ XT, essa unidade de armazenamento transformou-se em componente padrão de qualquer PC.

A importância do disco rígido não está apenas no desempenho dentro do sistema. Trata-se de um dispositivo de armazenamento permanente e, portanto, capaz de conservar a informação nele arquivada mesmo quando o sistema é desligado. Ele abriga em seu interior os dados necessários para o funcionamento do PC (o sistema operacional e os programas), bem como os arquivos e informações que o usuário vai gerando.

Tudo isso dá uma idéia da importância do disco rígido e da gravidade implicada em qualquer defeito nele verificado.

7.4.1.1 - História dos Discos Rígidos (HDs)

O disco rígido tem uma história curta e fascinante. Em 24 anos ele saiu de uma monstruosidade com 50 discos de 24 polegadas, armazenando 5 MB (± 5.000 Bytes) de dados para os HDs atuais medindo 31/2" de comprimento por 1" (ou menos) de altura, armazenando mais de 160 GB (± 170.000.000.000 Bytes).

Em 1950, Engineering Research Associates of Minneapolis construiu o primeiro cilindro de armazenamento magnético para a U.S. Navy (marinha americana), o ERA 110. Ele podia armazenar um milhão de bits e recuperar uma palavra em 5 milésimos de segundo (1 milésimo de segundo = 1 segundo dividido por 1000).

Em 1956

Relacionados