Treinamento e desenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3891 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO.

RESUMO

O treinamento vem sendo muito discutido por diversos pesquisadores, uma vez que ele é um fator de extrema relevância para a vantagem na conquista de um desempenho efetivo das pessoas nas organizações. Tradicionalmente, o processo de diagnóstico de necessidades de treinamento visa à identificação de lacunas das competênciasrequeridas para um desempenho humano adequado no trabalho. Este artigo apresenta as etapas do treinamento e suas características na revisão da literatura, juntamente com uma pesquisa de estudo de caso, descritiva, qualitativa, com foco em diagnóstico e proposição de planos (levantamento das necessidades de treinamento), e com os dados analisados por análise de conteúdo. Na análise dos dados, asrespostas obtidas buscaram relacionar as informações coletadas com às proposições estabelecidas no início do estudo, esclarecendo e dando direções, para que a organização possa traçar estratégias futuras e novas possibilidades de contribuição de informações, enriquecendo o seu campo de treinamento

PALAVRAS-CHAVES: Treinamento. Desenvolvimento. Levantamento Necessidade de Treinamento. Competências.INTRODUÇÃO

O treinamento nas organizações tem se tornado um grande foco de estudo, no qual se busca aprimorar o desempenho, atitudes e habilidades das pessoas. Entre outros aspectos, busca inclusive avaliar o retorno de investimentos em termos de produtividade, sendo uma importante ferramenta para se mudar a cultura e o modo como a organização trabalha. Intensas mudanças ocorrem nasorganizações contemporâneas e, para manter um padrão de qualidade, o desafio é buscar desenvolvimento dos seus colaboradores e sua qualificação é fundamental.

Neste contexto de mudanças, exige-se que a gestão de pessoas se comporte de modo flexível, visto que as mudanças no âmbito organizacional, sejam de qualquer natureza, dependem mais do envolvimento e da atuação das pessoas do que datecnologia e das decisões superiores, o que leva a administração de recursos humanos a abordar novas perspectivas. Portanto, para obter êxito nas reformas dos setores, o treinamento tem se mostrado fundamental, uma vez que possibilita a capacitação do funcionário para um melhor desempenho na prestação de serviços aos cidadãos.

Em se tratando das universidades, Oliver (2001) afirma que essasunidades se encontram em uma situação difícil, que na maioria das vezes, impede a aplicação dos princípios mais simples de uma gestão de recursos humanos. Essa situação é, em geral, agravada pela indicação de pessoas despreparadas para gerenciar esse segmento. Além disso, a existência de leis, portarias e demais instrumentos legais dificulta a implementação de políticas integradas de recursoshumanos. No que se refere ao treinamento, este é realizado quando se faz um levantamento de necessidades que permite uma melhor alocação dos poucos recursos destinados a esta atividade. Porém, as demais fases do processo não são fáceis de serem identificadas, até mesmo porque costumam não existir. Verifica-se assim, que de modo geral, o treinamento não é tratado como uma atividade estratégica eimportante para estas instituições. No caso dos servidores técnico-administrativos, constata-se que suas progressões de carreira são limitadas em função de não existir uma implementação de plano de carreira, o que contribui para que muitos servidores façam treinamentos e não consigam efetivamente utilizar os seus resultados no seu cargo.

Desta forma, este trabalho teve como objetivo principalidentificar, na percepção dos técnicos – administrativos (gestores) a importância do treinamento para que as organizações alcancem os seus objetivos e prosperem. Verificou-se também, como objetivos específicos: identificar o atual estágio da gestão do programa de treinamentos da instituição; a possibilidade da adoção de práticas que melhorem seu desempenho e a conectividade do treinamento com objetivos...
tracking img