Treinamento e desenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1179 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TREINAMEMTO E DESENVOLVIMENTO
Resumo: T&D e a Competitividade das Organizações e T&D em um mundo globalizado


T&D E A COMPETITIVIDADE DAS ORGANIZAÇÕES
A competitividade é a característica de uma atividade econômica, política, social, ecológica ou esportiva na quais indivíduos ou grupos disputam vários níveis, desde o macroglobal até microglobal, as mais variadas formas de recompensa. Acompetitividade não é em si negativa ou predatória é antes de tudo, uma força que faz parte da vida de todos os seres q que os impulsiona a aprender e a se desenvolver. Pode perceber que em todos os casos, para ser competitivo é importante assegurar tanto a qualidade como a quantidade de trabalhos.
Competição não é guerra! É antes de tudo, uma força que faz parte da vida de todos os seres e que osimpulsiona a aprender e a se desenvolver. Competitividade é uma realidade que o mundo corporativo não pode negar uma vocação que todos devem buscar e uma postura que traz resultados e realização. Lidamos com a competitividade dentro de nós e convivemos com ela durante toda a nossa existência.
A competitividade sistêmica aparece ocasionalmente na discussão do desenvolvimento econômico e daindustrialização para se referir aos fatores que influenciam os esforços das companhias individuais em se tornarem organizações competitivas no que se refere á moldura macroeconômica, á infraestrutura, ás intervenções do governo.
O desenvolvimento dinâmico é, em primeiro lugar, baseado no dinamismo empresarial, e não na dependência das politicas governamentais, ainda que os sucessos e os esforçosindividuais possam ser ajudados pela habilidade de uma sociedade.
No nível microeconômico, as pessoas estão sob constante pressão da concorrência, submetida ás demandas, aos apoios ou as críticas dos consumidores, além disso, são orientadas para resultados, processo de qualidade ISSO. Os mercados estão sendo velozmente desregulamentados e as incessantes fusões e aquisições impõem radicais mudançasestruturais e culturais ás empresas.
O ambiente contemporâneo, competitivo e globalizado é orientado por um novo comportamento dos consumidores e pelos efeitos que as transformações do meio exercem sobre eles. Uma organização competitiva precisa ir além, adotar um sistema gerencial estratégico projetado a partir dos ambientes relevantes de cada organização para obter resultados financeiros esociais que assegurem a perpetuidade das organizações.
São cinco as dimensões da competitividade: processos, pessoas, tecnologia, mercado e conexões. As empresas disputam os melhores pesquisadores, os melhores recursos de P&D interno e externo escolhem os melhores fornecedores, negociam a disponibilidade de matéria-prima.
Dependendo da posição competitiva dos indicadores no conjunto dos eixos,as organizações podem ser classificadas em função de sua perspectiva de vida como frágil, sobrevivente, competitiva, perene. Nas organizações competitivas, em vez dos indicadores tradicionais de desempenho que controlam as pessoas absenteísmo, rotatividade, é necessário adotar indicadores de desenvolvimento das pessoas, que por sua vez estão relacionados aos vetores da gestão competitiva derecursos humanos atitude, valor, comprometimento e inovação.
A era do conhecimento exigia a atitude de dominar processos e informações que agreguem valor, e o mundo globalizado exigia atitudes positivas e pró-ativas como resposta. São essas que asseguram o lugar do profissional na empresa o lugar da empresa no mercado. As organizações devem estar orientadas para a criação de laços e reconhecimentosduradouros, nos quais o volume é consequência do crescimento dos valores. O comprometimento entre pessoas, interna e externamente, é um dos fatores mais importantes para o crescimento das empresas.
Inovação implica a adaptação de soluções aos cenários de incerteza, implica a diferenciação e a criação de valor, bem como a experiência do consumidor, na entrega dos produtos e serviços. A gestão...
tracking img