Treinamento e desenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2519 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

O presente artigo é uma revisão bibliográfica e descreverá o conceito, a importância, as fases do desenvolvimento e treinamento nas organizações. Serão abordados os problemas atuais sobre a falta de profissionais devidamente qualificados, sobrevivência e competitividade nas empresas, que dependem do capital humano para melhor se sobressair no mercado. Como as políticas de RecursosHumanos e tecnologias podem ajudar na capacitação e aprimoramento dos trabalhadores. O presente artigo pretende descrever sobre a importância da prática das políticas de Recursos Humanos que é um fator de extrema necessidade para se obter pessoas qualificadas e capacitadas para buscar junto com a organização sua missão, visão e objetivos.

Palavras - Chave: Treinamento; Desenvolvimento; RecursosHumanos; Tecnologia; Competitividade; Qualificação.

1 INTRODUÇÃO

Empresas que hoje possuem Treinamento e Desenvolvimento em suas políticas de RH, não só contribui para seu próprio diferencial competitivo, como também propicia oportunidade de aprendizagem, desempenho e carreira para seus funcionários de forma que os mesmos passam a ter a mesma visão da organização, buscando sempre umamelhor capacitação e levando a organização a atingir seus objetivos.
Com mudanças rápidas e intensas as organizações para se manter em um alto padrão de qualidade, vem buscando melhorar o clima organizacional, incentivando o comprometimento e desenvolvimento de seus profissionais e também se tem notado que não adianta apenas motivar o empregado, deve-se também qualificá-lo para um melhordesenvolvimento dentro da organização.
Entende-se que produção, bom desempenho e bons resultados estão ligados a satisfação do profissional, logo se busca dentro da organização ferramentas para estas conquistas. Tornando um diferencial a preocupação com a qualificação dos empregados.
Este artigo abordará a importância de se investir no capital intelectual, de como a tecnologia é um recurso importantepara o desenvolvimento organizacional, e que agora a competitividade e sustentabilidade das organizações dependem principalmente de conhecimento.


2 REFERÊNCIAL TEÓRICO
Atualmente, as organizações preocupam-se muito com imagem institucional e mercadológica, o que faz com que se busquem novas alternativas para melhorar essa relação com clientes e fornecedores. Nota-se que não basta ter apenasum bom processo de recrutamento e seleção, onde se encontre um candidato que se adeque perfeitamente a vaga, hoje precisa de um algo mais, tanto do lado do profissional que está sendo selecionado para a vaga, quanto da organização. É preciso ter algo mais que represente o fortalecimento e o comprometimento de ambos na relação de emprego e parceira, ou seja, valorização do comportamento de ambos efortalecimento da aprendizagem contínua, para a retenção de pessoas e continuidade do negócio. É importante também que as pessoas estejam motivadas e que não fique esperando as coisas acontecerem. Baseando-se nesses pontos, o treinamento e desenvolvimento é um meio de alavancar o desenvolvimento para que os recursos humanos se torne mais produtivos, criativos e inovadores, a fim de contribuir parao alcance dos objetivos organizacionais e se tornarem mais valiosos.
2.1 Conceito de treinamento e desenvolvimento
A literatura aponta alguns conceitos sobre treinamento e desenvolvimento para melhor esclarecer ao leitor, a seguir será descrito alguns destes conceitos, como:
“Um bom ambiente de trabalho que motive os funcionários facilita a administração e a manutenção de pessoas capacitadaspor parte da área de Recursos Humanos” (FIDELIS, 2008, p.21)

Treinamento é a educação, institucionalizada ou não, que visa adaptar a pessoa para o exercício de determinada função ou para a execução de tarefa específica, em determinada organização. Seus objetivos são mais restritos e imediatos, visando dar à pessoa os elementos essenciais para o exercício de um presente cargo, preparando-a...
tracking img