Tratamento de efluentes

Páginas: 3 (569 palavras) Publicado: 23 de novembro de 2012
Tipos de tratamento
Início / Esgoto / Tipos de tratamento
Tipos de tratamento

Para tratar o esgoto, a Sabesp realiza diversos procedimentos diferentes, um para cada tipo de situação ounecessidade. Entenda como eles acontecem.
Reator Anaeróbio de Fluxo Ascendente (RAFA) – É um reator fechado. O tratamento biológico ocorre por processo anaeróbio, isto é, sem oxigênio. A decomposição damatéria orgânica é feita por microorganismos presentes num manto de lodo.
O esgoto sai da parte de baixo do reator e passa pela camada de lodo que atua como um filtro. A eficiência atinge de 65% a 75%e, por isso, é necessário um tratamento complementar que pode ser feito através da lagoa facultativa. É um mecanismo compacto e de fácil operação.
Lagoa facultativa – Tem de 1,5 a 3 metros deprofundidade. O termo "facultativo" refere-se à mistura de condições aeróbias e anaeróbias (com e sem oxigenação). Em lagoas facultativas, as condições aeróbias são mantidas nas camadas superiores das águas,enquanto as condições anaeróbias predominam em camadas próximas ao fundo da lagoa.
Embora parte do oxigênio necessário para manter as camadas superiores aeróbias seja fornecido pelo ambienteexterno, a maior parte vem da fotossíntese das algas, que crescem naturalmente em águas com grandes quantidades de nutrientes e energia da luz solar.
As bactérias que vivem nas lagoas utilizam o oxigênioproduzido pelas algas para oxidar a matéria orgânica. Um dos produtos finais desse processo é o gás carbônico, que é utilizado pelas algas na sua fotossíntese.
Este tipo de tratamento reduz grandeparte do lodo, e é ideal para comunidades pequenas, normalmente situadas no Interior do Estado.
Lagoa anaeróbia – Neste caso, as lagoas são profundas, entre 3 e 5 metros, para reduzir a penetração de luznas camadas inferiores. Além disso, é lançada uma grande carga de matéria orgânica, para que o oxigênio consumido seja várias vezes maior que o produzido.
O tratamento ocorre em duas etapas. Na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tratamento de Efluentes
  • Tratamento de Efluentes
  • Tratamento de efluentes
  • Tratamento efluentes
  • Tratamento efluentes
  • Tratamento de efluentes
  • tratamento de efluentes
  • tratamento de efluentes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!