Tratamento de efluentes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3251 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

A geração dos efluentes nas indústrias é devido a grande diversidade das atividades industriais. A poluição hídrica pode ser definida como qualquer alteração física, química ou biológica da qualidade de um corpo hídrico, capaz de ultrapassar os padrões estabelecidos para a classe, conforme o seu uso preponderante. Considera-se a ação dos agentes: físicos materiais (sólidos emsuspensão) ou formas de energia (calorífica e radiações); químicos (substâncias dissolvidas ou com potencial solubilização); biológicos (microorganismos).

O controle dos efluentes tem que ser feito dentro das indústrias através de processos mais modernos, redução de consumo de água incluindo as lavagens de equipamentos, pisos industriais, redução de perdas de produtos, matérias primas.

Amanutenção é essencial para a redução de perdas por vazamento e desperdícios de energia. Para que seja adotado o processo de tratamento deve ser levado em consideração: o clima; a cultura local; os custos de investimento; os custos operacionais; a quantidade e a qualidade do lodo gerado na estação de tratamento de efluentes industriais; a qualidade do efluente tratado; a segurança operacional relativaaos vazamentos de produtos químicos utilizados ou dos efluentes; explosões; geração de odor; a interação com a vizinhança; confiabilidade para atendimento à legislação ambiental; possibilidade de reuso dos efluentes tratados.

Os sistemas de tratamento de efluentes são baseados na transformação dos poluentes dissolvidos, em suspensão, em gases inertes ou sólidos sedimentáveis para a posteriorseparação das fases sólida e líquida. Sendo assim, se não houver a formação de gases inertes ou lodo estável, não podemos considerar que houve tratamento.

A Lei de Lavoisier, sobre a conservação da matéria é perfeitamente aplicável, observando-se apenas que ao remover as substâncias ou materiais dissolvidos e em suspensão na água, estes sejam transformados em materiais estáveis ambientalmente.A poluição não deve ser transferida de forma e lugar, é necessário conhecer o princípio de funcionamento de cada operação unitária utilizada bem como a ordem de associação dessas operações que definem os processos de tratamento.

A estação de tratamento não deve gerar incômodos seja por ruídos ou odores, nem causar impacto visual negativo. Deve-se sempre tratar, também, os esgotossanitários gerados na própria indústria, evitando-se, assim, a sobrecarga no sistema público. Assim, cada indústria deve controlar totalmente a sua carga poluidora.

2. TEMA

Tratamento de Efluentes Industriais

3. OBJETIVOS

3.1. Objetivo Geral

Identificar as principais metodologias e processos Químicos, aprimorando o conhecimento sobre os diversos tipos de tratamentos e esclarecer cada etapado Processo de Tratamento de Efluentes Industriais.

3.2. Objetivos Específicos

* Definir Tratamento de efluentes industriais;
* Definir processos de Tratamento de Efluentes Industriais;
* Apontar os principais processos industriais;
* Apontar as vantagens, desvantagens e alternativas de Tratamento de Efluentes Industriais;
* Comentar sobre o sistema de tratamentode efluentes;
* Expor a reutilização da Água nas Indústrias, assim como, monitoramento, coletas e análises de Tratamento de Efluentes Industriais;
* Identificar as principais legislações inerentes ao Tratamento de Efluentes Industriais.

4. REFERENCIAL TEÓRICO

4.1. Definir Tratamento de Efluentes Industriais

De acordo com a Norma Brasileira- NBR 9800/1987 Efluente LíquidoIndustrial é o despejo líquido proveniente do estabelecimento Industrial compreendendo emanações de processo industriais, água de refrigeração poluída, águas pluviais poluídas e industriais, denominados poluentes altamente concentrados que podem vim acompanhados de águas pluviais contaminadas e esgotos sanitários.
Sua concentração altamente contaminada impede o aproveitamento em termos...
tracking img