Tratamento de efluentes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1131 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
PROFESSORA: IVANA GREICE SANDRI








TRATAMENTO DE EFLUENTES – ENDOSUL PINTURAS AUTOMOTIVAS LTDA.

Disciplina de Processos Químicos Industriais








Nomes: Daniel Vivam
Eliton Luis Ferreira dos Santos
João Luis Sobrinho de Sousa
Juliano Kerpen
SandroTibiriçá Machado



Caxias do Sul, 24 de Novembro de 2010

1 EMPRESA: ENDOSUL
1.1 DESCRIÇÃO DA EMPRESA

O desenvolvimento do trabalho foi na empresa Endosul Pinturas Automotivas Ltda., na qual tem seu endereço na Rua Atílio Andreazza, 3480, no Bairro Interlagos, em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil. A empresa teve início de suas operações em primeiro de setembro de 2003, sendoproveniente de uma parceria tipo BOT (Build, Operate, Transfer) entre a Master Sistemas Automotivos, uma empresa da Randon participações do Brasil, e a multinacional alemã Eisenmann. A finalidade foi de implantar uma empresa com tecnologia mundial no segmento de pintura automotiva na região da serra gaúcha, importante pólo metalmecânico do Brasil. A Endosul Pinturas Automotivas Ltda. atende pelo nomefictício de Mastertech, com o qual é mais conhecida. É responsável por centralizar a pintura de implementos rodoviários de pequeno e médio porte destinados às empresas do grupo Randon, as quais compreendem as empresas: Master Sistemas Automotivos, Jost Brasil, Randon Implementos e Suspensys. A Endosul também trabalha com a possibilidade de buscar clientes fora do grupo Randon, porém essapossibilidade é cada vez mais remota devido à crescente demanda proveniente de todas as empresas do Grupo. A Eisenmann, por sua vez, é uma empresa alemã que está entre as líderes mundiais em seu segmento, ou seja, pintura automotiva. Ela possui empresas pelo sistema BOT distribuídas por toda a Europa, Estados Unidos e Brasil. O sistema BOT consiste na construção (Build) da planta de manufatura, operação(Operate) e, quando o retorno do investimento é atingido pela pintura das peças, dá-se a transferência (Transfer) do controle da empresa para a parceira. É um sistema que não requer investimentos imediatos para empresa que realiza o BOT juntamente com a Eisenmann, considerando que a amortização acontece ao longo do contrato. Além disso, a absorção de toda tecnologia durante e ao final do períodoestipulado é devolvida.
Primeiramente, no contrato firmado entre o grupo Randon e a Eisenmann, constava que durante os cinco primeiros anos de operação, o controle da Endosul seria da empresa alemã. Passados os mesmos cinco anos, este controle passaria para o grupo empresarial brasileiro, sendo este o tempo calculado para o retorno do investimento baseado na produção estimada pelo grupo noperíodo firmado. Posteriormente, este tempo de controle, que encerrou em setembro de 2008, foi prorrogado por mais cinco anos, ou seja, até setembro de 2013, isso devido à parceria ter dado muito certo e também ao crescente aumento de produção do grupo de empresas Randon. Além disso, está foi construída uma nova planta de pintura que será a maior da América Latina, também dentro do grupo Randon com aparceria da Eisenmann e no mesmo sistema BOT. Ela entrou em funcionamento em novembro de 2008 e também nos mesmos termos da parceria da Mastertech. A Endosul conta atualmente com 580 funcionários, trabalhando em três turnos diários nos setores administrativos e operacionais.
O processo e-coat consiste em um processo por eletrodeposição, através da imersão de um componente em um tanque, queacontece mediante uma diferença de potencial entre o banho de tinta e a peça. Também possui altíssima tecnologia agregada sendo a camada de proteção anticorrosiva aplicada no setor automotivo. Esta pintura, por ser à base de água, é, também, ecologicamente correta.
Já o processo top-coat consiste na chamada pintura de acabamento e é pintada com tinta a pó poliéster em diversas cores. Essa é pintada...
tracking img