Microbiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2579 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Colégio de Nossa Senhora do Rosário
Biologia e Geologia 11 – Ano 2





Microbiologia





Procedimento experimental realizado por: António Palha Ribeiro nº2
Francisco Caetano nº6
Pedro Félix nº18


Relatório elaborado por: António Palha Ribeiro nº2, 11ºA



Porto, 15 de Outubro de 2009





Índice

ConteúdosPágina



Sumário……………………………………………………..Página 3
Princípio Teórico…………………………………………...Página 4
Objectivos…………………………………………………..Página 8
Material/ Reagentes/ Equipamentos………………………Página 9
Procedimento Experimental…………………………….....Página 11
Registo de resultados………………………………………Página 14
Discussão de Resultados……………………………………Página 15
Conclusão…………………………………………………...Página 16Bibliografia………………………………………………….Página 17


Sumário



A elaboração deste relatório, realizado no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia do 11º Ano (ano 2), tenciona descrever toda a actividade prático-laboratorial que se executou no laboratório do colégio, do dia 20 de Setembro até dia 1 de Outubro de 2009.
Este relatório descreverá assim todos os procedimentos realizados desde oinício da actividade experimental em que o grupo teve que recolher uma amostra de um dedo sujo de um dos elementos afim de poder comparar os resultados observados posteriormente com o mesmo dedo, mas já desinfectado.
Em seguida, a actividade laboratorial prosseguiu com a recolha de uma amostra de bactérias no solo com o propósito de analisar as diferenças entre a quantidade de bactérias (epossíveis fungos) existentes entre o solo e o dedo.
Houve ainda uma preocupação no decurso da actividade em isolar uma colónia de bactérias com vista em culminar a experiência numa realização de um antibiograma para se verificar a sensibilidade das bactérias aos antibióticos assim como proceder-se à realização da técnica de coloração de Gram de modo a compreender as diferenças entre bactériasgram-positivas e gram-negativas.


Princípio teórico

Desde a formação do nosso planeta, há 4600 milhões de anos, que tem havido uma evolução constante em todos os aspectos. A ciência, por exemplo, não é sem dúvida uma excepção dessa incrível evolução e desenvolvimento.

A comunidade científica tem vindo ao longo do tempo a ter uma grande preocupação em descobrir novos medicamentos, novosorganismos e muita dessas descobertas deram-se graças a uma área inserida na Biologia denominada por Microbiologia.

A Microbiologia surgiu em meados do século XVII graças à invenção do microscópio por parte de Robert Hooke. Até à data, não havia nenhum aparelho que permitisse analisar objectos não visíveis a olho nu.

Com este aparelho, a Ciência conseguiu capultar-se ainda mais fazendocom que um ramo da Biologia conseguisse nascer: a Microbiologia, ciência que estuda os microrganismos, ou seja, os seres vivos de dimensões microscópicas que existem como células únicas ou como grupos de células.

Desta maneira, os objectos de estudo da Microbiologia são seres bastante simples normalmente unicelulares, podendo ser procariontes ou eucariontes. Sendo assim, poder-se-á incluiras bactérias, os fungos, os protozoários, as micro algas e os vírus.
Como todas as ciências, a Microbiologia tem um propósito e um objectivo que acaba por ser bastante benéfico para o ser humano em termos da Saúde e Bem Estar uma vez que um microbiólogo procura entender o modo como os microrganismos funcionam e, com base nesta compreensão, encontrar formas de explorar os aspectos benéficosda sua actividade e evitar os seus aspectos negativos.
Poder-se-á mencionar que os microbiólogos têm vindo a tomar um papel fulcral nas últimas décadas uma vez que estão envolvidos nos estudos relacionados com mecanismos moleculares que envolvem o ADN, o ARN e a síntese proteica. Desta maneira, abriram-se portas para o desenvolvimento e crescimento da Engenharia Genética (responsável...
tracking img