Trabalho de filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3996 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA – UNIDERP

UNIDADE: PORTO SEGURO

CURSO: SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA: FILOSOFIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL

NOME ALUNAS RA Email
ESTELITA GONÇALVES CRUZ RA 384701 esteladumar@hotmail.com
EUNICE ROCHA R. GAMA RA 364676 eunice.gama@hotmail.com
KADIGIA LUCIANADOS SANTOS RA 386135 kadi.gia@hotmail.com
LIDIANE SILVA OLIVEIRA RA 392866 lidepepe@hotmail.com
MARILEIDE RODRIGUES ANJOS RA355510 marileide.rodrigues@hotmail.com
NADIA MARIA FREITAS BARRETO RA 387017 nadia.maria@hotmail.com
SIRLENE PEREIRA DOS SANTOS RA 388199 sirlene-bila@hotmail.com

TITULO DA ATIVIDADE: Trabalho de FilosofiaNome do Tutor a distância da disciplina: Dr. Potiguara Acácio Pereira
Nome da Tutora presencial da disciplina: Rita de Cássia Santana.

PORTO SEGURO
SETEMBRO14 DE 2012

1 – Apresentação: Buscamos a compreensão do significado da profissão e de seu desenvolvimento sócio histórico dentro e fora do País; identificamos as questões sociais e a utilização de recursos de tecnologia da área deserviço social.

2 – Atividades desenvolvidas: Reunimos e fizemos o cruzamento de opiniões e reflexões sobre as respostas e concluímos o questionário da seguinte forma:
A- O que é o mundo e a realidade?
Mundo é um termo utilizado em diversos contextos como sinônimo para o planeta terra, ainda como um lugar que poderia ser habitado por seres humanos, também pode referir a tudo que compõe arealidade, o universo.
Realidade significa em uso comum “tudo o que existe”, seja ou não perceptível, acessível ou entendido pela ciência, filosofia ou qualquer outro sistema de análise.
B - O Que é ser humano?
É um dos seres do planeta dotado de razão e inteligência. Um ser singular, autônomo, pensante, original e livre, principalmente de pensamento.
C- O que é viver em sociedade?
É buscarbenefícios de todos, saber respeitar os outros, tendo sentimento coletivo, ser solidário com cooperação, compartilhando tudo que a sociedade oferece como: saúde, trabalho, educação, convívio familiar e social, entretenimentos, religião para sermos realizados. Não conseguimos viver isoladamente, no decorrer das nossas vidas, vamos desenvolvendo uma série de habilidades para nos relacionar com o mundo paravivermos em sociedade, aprendendo a viver com outras pessoas das quais, necessitamos para concretizar nossos projetos.
D– Qual a grande finalidade da vida social?
O Ser humano é um ser social, fica mais fácil as conquistas em grupos, com uma boa vida social, há uma probabilidade de viver melhor com interação e integração entre as pessoas em prol da preservação da vida de todos.

E – O que éconhecimento e para que ele serve na vida dos seres humanos?
Conhecimento é o ato ou efeito de abstrai ideia ou noção de alguma coisa. O conhecimento racional faz com que as pessoas saibam das coisas através da razão. Pode ser transmitido através das gerações, por meio do processo de socializações e de interação social. O homem produz e reproduz conhecimento e informações.
F – O que é cidadão?
Èviver em sociedade, estando cientes dos anseios comuns, participar ativamente das decisões de sua comunidade, ter direitos civis e políticos e cumprir com os deveres.
G – Existe uma relação íntima entre cidadania e qualidade de vida? Justificar
Sim, sendo um método usado para medir as condições de vida de um ser humano. Envolve o bem físico, mental, psicológico e emocional, além derelacionamentos sociais, como família e amigos e também a saúde, educação, poder de compra, habitação, saneamento básico e outras circunstâncias da vida. A qualidade de vida é a prova de que todos os direitos inerentes ao ser humano estão sendo observados e respeitados bem como cumprindo com suas obrigações.
H – As condições de vida são termômetro de nossa situação de cidadão? Dê um exemplo:
Sim, com...
tracking img