Transtornos alimentares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1664 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ
UNOCHAPECÓ















TRANSTORNOS ALIMENTARES
















Acadêmicos: Ana, Alessandra, Carla, Gladis, Manuela, Simone Epifanio.
Curso: Nutrição 6° período.
Disciplina: Nutrição clínica II.Chapecó - SC, setembro/2012
Universidade Comunitária da Região de Chapecó- UNOCHAPECÓ.
Área: Ciências da saúde.
Curso: Nutrição-6° período.
Professora: Karine Kreuz.
Disciplina: Nutrição Clínica II.















TRANSTORNOS ALIMENTARES







Acadêmicos: Ana, Alessandra, Carla,Gladis, Manuela, Simone Epifanio.























Chapecó - SC, setembro/ 2012.
TRANSTORNOS ALIMENTARES

Os transtornos alimentares são caracterizados por transtornos psiquiátricos que afetam principalmente adolescentes e adultos do sexo feminino, podendo levar a grandes prejuízos psicológicos e biológicos, podendo levar inclusive o paciente a óbito(ALVARENGA, SCAGLIUSI, PHILIPPI, 2011). Os transtornos alimentares mais conhecidos são a anorexia e bulimia nervosa, no entanto existem outros transtornos relacionados à alimentação, como abordado na seqüência.




1. ANOREXIA NERVOSA


1.1 Conceito
Caracterizada por grande perda de peso devido a uma dieta restritiva quantitativa e qualitativa na busca pela magreza, que podelevar à caquexia (CLAUDINO; BORGES, 2002). Geralmente a anorexia se inicia com dietas decorrentes da insatisfação do paciente com sua imagem corporal. A dieta é tipicamente hipocalórica, de normal a hiperproteica, e em relação aos carboidratos e lipídeos pode ser variada de hipo a hiperglicidica e lipídica, respectivamente (ALVARENGA, SCAGLIUSI, PHILIPPI, 2011).
Inicialmente os pacientesrestringem alimentos considerados altamente calóricos e evolui diminuindo o número de refeições e vindo a jejuar durante o dia todo. Possuem aversões a carne vermelha, doces e sobremesas, massas, pães e gorduras de adição (óleo de soja, margarina, etc). O uso de alimentos diet e light, frutas e verduras começa a fazer parte do hábito alimentar na tentativa de restringir caloricamente a dieta. Possuemgrande interesse em assuntos de nutrição e culinária, são perfeccionistas e necessitados de controle sobre a própria vida (NUNES et al, 2006).
Existem alguns subtipos de anorexia nervosa, sendo eles:
Tipo Restritivo: apresentações nas quais a perda de peso é conseguida principalmente através de dietas, jejuns ou exercícios excessivos. Durante o episódio atual, esses indivíduos não seenvolveram com regularidades em compulsões periódicas ou purgações.
Tipo Compulsão Periódica/Purgativo: Este subtipo é usado quando o indivíduo se envolveu regularmente em compulsões periódicas ou purgações (ou ambas) durante o episódio atual. A maioria dos indivíduos com Anorexia Nervosa que comem compulsivamente também faz purgações mediante vômitos auto-induzidos ou uso indevido delaxantes, diuréticos ou enemas. Alguns indivíduos incluídos neste subtipo não comem de forma compulsiva, mas fazem purgações regularmente após o consumo de pequenas quantidades de alimentos.


1.2 Parâmetros de avaliação
Na avaliação do paciente com anorexia nervosa, deve-se levar em consideração seu consumo alimentar (ingestão de alimentos), consumo nutricional (kcal, macro emicronutrientes), padrão alimentar (análise estatistica dos alimentos como eles são verdadeiramente consumidos), estrutura alimentar (horários, tipo e regularidade das refeições), comportamento alimentar (como e de que forma se alimenta), atitude alimentar (crenças, sentimentos, relação com os alimentos). Pacientes anoréxicos possuem IMC 18,5kg/m²) ou 90% do seu peso ideal. O ganho de peso semanal deve...
tracking img