Transtornos alimentares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1523 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução


Pacientes com transtornos alimentares utilizam-se de diversos métodos para controle de peso, incluindo a atividade física excessiva e com prejuízos físicos, sociais e psiquiátricos. Os transtornos alimentares são doenças psiquiátricas caracterizadas por graves alterações no hábito alimentar e que afetam, na sua maioria, adolescentes e adultos jovens do sexo feminino, podendooriginar prejuízos biológicos, psicológicos e aumento da morbidade e mortalidade.
Este assunto ganha cada vez mais foco da atenção dos profissionais da área da saúde (psiquiatras, nutricionistas, psicólogos, psicopedagogos, gastroenterologistas e endocrinologistas), porém é visível o quão pouco é tratado socialmente, sendo que há um grande número de pessoas que são diagnosticadas com algum dessesdistúrbios, no Brasil e no mundo. Esses pacientes, geralmente mulheres, entre 13 a 40 anos, passam a sofrer desses males por conta da pressão que passam para ter um corpo perfeito. Muitos buscam satisfazer esse desejo, parando de comer, provocando vômitos e com ajuda de remédios. Mas ainda há aqueles que sofreram tanta pressão, ou por nunca ter conseguido ser magro ou um corpo que lhe agradasse,passam a comer demais, compulsivamente.
Os principais distúrbios alimentares que atingem a população são: anorexia nervosa, bulimia nervosa e o comer-compulsivo (que normalmente leva à obesidade). Quando conversamos com pessoas que passaram por uma ou pelas duas principais disfunções alimentares (anorexia e bulimia) você percebe que muitas delas durante fases mais pronunciadas da doença, além desofrerem intensamente com dores físicas, também passam por um enorme transtorno emocional, que é causado por uma mistura do sentimento de culpa e vergonha.
Esses distúrbios apresentam aspectos comuns em diversos aspectos do comportamento da pessoa. Por exemplo, evitam convívio social e a maioria tende a ter depressão. Os casos mais graves e que são percebidos já em um nível elevado, podem levar opaciente a morte.
Quando falamos em uma sociedade moderna, estamos falando basicamente em capitalismo, indústrias e uma rede repleta de consumidoras que buscam produtos que vão deixá-las mais bonitas e com maiores probabilidades de serem aceitas em um círculo específico de amizades.
A indústria, principalmente a da moda, tende a manter um padrão estético que é especialmente difícil e punitivopara que mulheres e homens que não são modelos possam seguir. Juntando o padrão estético das modelos internacionais que são magérrimas com uma cultura onde o status e o visual são muito mais importantes que a saúde, cria-se um ambiente propicio para que a ansiedade, depressão e os transtornos alimentares aparecem.


1.1. Características dos distúrbios


Anorexia
A anorexia nervosa é umtranstorno emocional que leva a pessoa a uma perda de peso excessiva, por conta de um intenso temor por ganhar peso. O paciente apresenta um distúrbio da imagem corporal, o que faz com que se achem gordos, acima do peso, mesmo estando abaixo do peso considerado adequado à sua altura e idade. É uma insatisfação constante. Ainda que consiga perder mais peso, o anorexo compulsivo continua querendo perderainda mais. Utiliza métodos diferentes para consegui-lo, como parar de comer, tomar remédios para perda de apetite e para emagrecimento. Normalmente, essas pessoas só são levadas para o tratamento quando a anorexia já está em nível elevado, ou seja, quando os sinais já são perceptíveis e o emagrecimento já é exagerado, quando então os parentes e amigos percebem que já ultrapassou o limite donormal.


Bulimia
A bulimia nervosa é caracterizada pela ingestão de grande quantidade de alimentos, seguida da eliminação do que se foi ingerido, através de jejuns prolongados, vômitos auto-induzidos, laxantes, diuréticos ou na prática exagerada e obsessiva de exercícios físicos. Devido ao "comer compulsivo seguido de eliminação" (geralmente feito em segredo), e ao fato de manterem seu peso...
tracking img