Merchandising

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1663 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MERCHANDISING

É cada vez mais comum nos depararmos com propagandas disfarçadas de dica em novelas ou assistir ao “recadinho” de um apresentador entre dois quadros de uma atração de variedades. É chamado merchandising.

O QUE É MERCHANDISING?

• É uma publicidade inescapável, encaixada no corpo dos programas e novelas televisivas.




• Esforços de comunicação realizados noponto-de-venda de produtos ou em locais de uso de serviço.




• Como peça de comunicação básica, o merchandising utiliza qualquer tipo de material impresso, de madeira, plástico ou metal, contendo desenhos, frases e fotografias.




• Ultimamente, com o grande avanço da eletrônica e da informática, começam a surgir outros formatos de merchandising, como terminais de vídeo(inclusive interativos) e diversos tipos de placas luminosas (com ou sem motivação).



Merchandising Editorial, ou Tie-In



É a prática de inclusão sutil de produtos, serviços, marcas e empresas em obras de entretenimento, principalmente audiovisuais, como novelas, filmes, games etc.

Representadas por aparições sutis de um refrigerante no bar da novela, da sandália que a mocinhada história usa explicitamente ou uma caixa de suco na mesa do café da manha, o Tie-in aparece com destaque em meio a cena e algumas vezes com um texto adaptado ao roteiro para complementar a promoção de um produto.

O Tie-in é uma ação integrada ao desenvolvimento do esquema editorial, por encomenda e possui custos mais elevados que os da propaganda em si, pois é "digerida" pelo publicocom muito mais facilidade do que os comercias comuns nos intervalos.

Apesar de sempre ser considerada como o “merchandising”, o Merchandising Editorial ou Tie-in não têm nenhuma relação com o verdadeiro merchandising.



[pic] [pic] [pic]

Nos esportes, eventos artísticos, musicais e comunitários, a presença de marcas, slogans, símbolos ou cores no espaço cênico, materialpromocional, propaganda, decoração, objetos, veículos e roupas dos participantes desses acontecimentos também é uma ação de merchandising editorial ou Tie-in.



Historia do Merchandising Editorial



Calazans, (1992) acentua que o merchandising teria sua origem nos anos 20, nos Estados Unidos. Através do personagem Marinheiro Popeye, que fora criado para escoar uma superprodução deespinafre, o governo americano inseriu o produto na história. Assim, cada vez que o Popeye aparecia comendo seu espinafre para ficar forte, induzia as crianças (subliminarmente) ao consumo de espinafre com intuito de ficar forte como o Popeye.


[pic]



Nos Estados Unidos

O verdadeiro  merchandising é a forma de se fazer publicidade sem que o público perceba que se trata de publicidade, eo Merchandising Editrial ou Tie-in nasceu no cinema, nas produções de Hollywood da década de 40. E como não promovia um produto, mas sim uma categoria, foi mais difícil de ser identificado como tal, pois só recentemente se comprovou que cenas em que Humphrey Bogart e outros apareciam fumando não eram gratuitas.






[pic] [pic] [pic]




No Brasil.

Aprimeira experiência de merchandising editorial na TV brasileira foi em 1969, na TV Tupi, na telenovela Beto Rockfeller, onde o personagem Beto (protagonizado pelo ator Luís Gustavo) amanhecia com ressaca das noites de farra e tomava um antiácido, efervescente Alka Seltzer da Bayer. Em um único capítulo o ator mencionou 33 vezes o produto.

Mas os primeiros grandes casos de merchandising têmregistro com a novela Dancin' Days, em 1978, onde a atriz Sônia Braga, que fazia papel de Júlia, usava calças jeans Staroup.

A década de 1980, se consolidou na efetiva ferramenta do merchandising, ampliando o faturamento das emissoras.

[pic] [pic] [pic] [pic]




Exemplos mais populares de Merchandising Editorial

Um exemplo bem interessante para entender melhor o...
tracking img