Trabalhos feitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (306 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A natureza do signo lingüístico

Para se verificar a construção do discurso persuasivo, é necessário reconhecer a organização e a natureza dos signos linguísticos. Afinal, é da interrelaçãodos signos que se produz a frase, o período, o texto.

Há uma vasta bibliografia explicativa da estrutura e das funções do signo lingüístico. Vamos fixar aqui algumas idéias que ajudem nacompreensão das articulações entre o signo e a persuasão. É comum afirmar-se, segundo a orientação dada por Ferdinand de Saussure, que todo signo possui dupla face: o significante e o significado.O significante é o aspecto concreto do signo, é a sua realidade material, ou imagem acústica. O que constitui o significante é o conjunto sonoro, fônico, que torna o signo audível ou legível.O significado é o aspecto imaterial, conceitual do signo e que nos remete a determinada representação mental evocada pelo significante.

Veja o que acontece com a palavra cabeça:Ocorre que o significante e o significado são aspectos constitutivos de uma mesma unidade. Quando enunciamos a palavra cabeça, o fazemos relacionando conjunto sonoro e imagem mental. Dizemos,pois, que a palavra cabeça possui uma significação.

Significante (Ste) + Significado (Sdo) = Signifcação(Sção).

Na frase “A cabeça é um órgão do corpo humano”, cabeça já nos produz aquiuma significação. um sentido; ou se quisermos, nos representa mentalmente aquilo que a forma lingüística está evocando. A significação é, portanto, uma espécie de produto final da relaçãoexistente entre o significado e o significante.

Atentando para o que se disse acima, é possível realizar duas deduções:

1.) O signo é sempre arbitrário. Ou seja, não há relação direta entre oSte e o Sdo. Isso significa que nada existe na combinação dos sons que formam a palavra cabeça (C + A + B + E + Ç + A) que una necessariamente tal palavra com o correspondente significado...
tracking img