Biblioteconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1879 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Frederick Winslow Taylor foi o iniciador da eficiência industrial. Quando Taylor trabalhava como chefe de seção e contramestre, teve de enfrentar problemas tais como: “ Qual a melhor forma para fazer este trabalho?” “ Qual deverá ser o trabalho de um dia?”. Diante desses problemas e devido ao seu carater cumpridor de obrigaçoes, Taylor queria que os homens sob sua direção, realizassem em um diade trabalho uma produção aceitável, e impôs a si próprio o trabalho de encontrar um método adequado para fazer um trabalho, ensinar o trabalhador a realizá-lo e fixar as condições em que o referido trabalho deveria desenvolver-se, fixar o tempo-padrão para a realização do dito trabalho e por fim, pagar ao trabalhador um prêmio em forma de salário extraordinário, se fizesse o serviço comoespecificado.
Em 6 anos subiu de operário a engenheiro-chefe.
achava que o homem deve fazer mesmo os serviços que lhe desagradam.
Dedicava-se com o maior zelo e a maior paciência ao trabalho de cada dia.

Em 3 anos e meio Taylor fazia com somente 140 homens o trabalho que antes necessitava de 400 a 600. reduziu o custo da manipulação do material de 7 a 8 centavos a 3 ou 4 por tonelada. Depois depagar todos os gastos suplementares, tais como o planejamento do trabalho, medida de produção dos operários, determinação e pagamento da gratificação de todos os dias e conservação da sala de ferramentas, ainda economizou no último período de 6 meses, uma quantia à razão de 78.000 dólares ao ano.

* Taylor, no inicio cuidava apenas dos processos. Mais tarde, com a consolidação de seusmétodos, após os bons resultados obtidos da experimentação, chegou a caracterização dos princípios baseados na preocupação da observação científica, dos fatos que diante dele se apresentavam. Eis os 3 principios dessa fase:

1- atribuir a cada operário a tarefa mais elevada que lhe permitisse as aptidões.
2 – solicitar a cada operário o máximo de produção que se pudesse esperar de um trabalhador hábilde sua categoria.
3 – que cada operário, produzindo a maior soma de trabalho, tivesse uma remuneração adequada, ou seja, 30 a 50 por cento superior à média dos trabalhadores de sua classe.

Nesses 3 enunciados está contida a principal orientação dos trabalhos de Taylor – obtenção de mão de obra econômica, retribuida entretanto com salários mais elevados.
Taylor mais tarde, evidenciou de formaexplicita os seguintes objetivos:

1- desenvolver uma ciencia que pudesse aplicar-se a cada fase do trabalho humano.
2- selecionar o melhor trabalhador para cada serviço, passando em seguida a ensiná-lo, treiná-lo e formá-lo.
3 – criar um espirito de profunda cooperação entre a direção e os trabalhadores, com o objetivo de que as atividades se desenvolvessem de acordo com os pricipios daciencia aperfeiçoada.
4 – dividir o trabalho de quase iguais processos entre a direção e os trabalhadores, devendo cada departamento atuar sobre aqueles trabalhadores para os quais estivessem mais bem preparado.

Taylor tambem expos regras tecnicas e normas para o trabalho de usina ou oficina:
1- para cada tipo de industria, ou para cada processo, estudar e determinar a tecnica mais conveniente.2- analisar metodicamente, o trabalho do operario, estudando e cronometrando os movimentos elementares.
3- transmitir sistematicamente, instruçoes tecnicas aos operarios.
4- selecionar cientificamente os operarios.
5- separar as funçoes de preparação e execução, definindo-as com atribuiçoes precisas.
6- especializar os agentes nas funçoes de preparaçao e execução.
7- predeterminar tarefasindividuais ao pessoal e conceder-lhes premios, quando realizadas.
8- unificar o tipo de ferramentas e utensilios.
9- distribuir, equitativamente por todo o pessoal, as vantagens do aumento de produção.
10- controlar a execução do trabalho.
11- classificar as ferramentas, os processos e os produtos.

Para que o trabalho industrial se torne eficiente, são necessários quatro agentes de...
tracking img