Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1809 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Receitas, Despesas, Perdas e Ganhos

Generalidades
O Patrimônio Líquido, avaliado por diferença entre ativo e passivo, deve ser comparado com o valor de Patrimônio Liquido em TI, sendo que o há diferença entre PLI e PLO é o resultado do período TO-TI.

Forma de apurar resultados

Efetua-se o inventario patrimonial em duas datas distintas e por f=diferença entre os dois estados de riquezalíquida, calcula-se a variação (positiva ou negativa) ocorrida no período.
Embora esse numero seja importante, sem preocupação de abrir contas de fluxo que descrevem o que aconteceu durante o período que medeia os dois balanços, perde substancia informativa.
Para obter pequena melhoria no Patrimônio Liquido , deve se colocar uma conta de resultados acumulados, a diferença entre os saldos destaconta seria o resultado do período.

Limitacões deste método

Na verdade ambas as pecas tem absolutamente a mesma hierarquia e são indissoluvelmente ligadas uma á outra. A melhor definição de lucro é “lucro é o que podemos consumir durante uma semana (ou um mês, ano etc) e sentir-nos tão bem no final como nos sentíamos no inicio”.
Para um economista incorpora previsões futuras de fluxo quedevem ser trazidas a cada momento de avaliação aos seus valores presentes.
É um conceito de manutenção de patrimônio. Como vai ser mensurada esta manutenção é outro problema, pode-se manter o poder aquisitivo médio geral do patrimônio manter físico, mas será sempre um conceito de manutenção.
Para Hicks no fundo também é derivante de uma visão estática comparada. Aos economistas que aceitassem taldefinição restaria o problema analógico ao dos Contadores, qual seja o de dar nomes, identificar e mensurar cada competente aumentativo(receitas) e diminutivos(despesas).

As receitas: Conceituacao e Mensuracão

A receita pode ser definida como “Acréscimo de benefícios econômicos durante o período contábil na forma de entrada de ativos ou decréscimos de exigibilidade e que redunda numacréscimo do patrimônio liquido, outro que não o relacionado a ajustes do capital.
Caracteriza os efeitos do surgimento de uma receita no ativo, não caracteriza a essência do que se definir.
Não existiria receita operacional se a entidade não fosse capaz de gerar ou produzir, utilizando seus recursos (e com se verá, incorrendo em despesas), produtos ou serviços que o mercado aceitasse. Assim antes demais nada, Receita é um fluxo de produtos ou serviços durante um período contábil.
O efeito no patrimônio é o descrito pela definição do IASB, qual seja: de provocar um aumento de ativo ( ou diminuição de passivo) e ao mesmo tempo, um acréscimo de Patrimônio Liquido. No Regime de Competência que a fim de resolver receita, não é absolutamente indispensável que o produto ou serviço ja tenha sidocompletamente transferido ao cliente embora esta seja a situação mais comum.

Ganhos

Os ganhos representam itens não recorrentes ( repetitivos) que têm o mesmo efeito liquido no patrimônio, mas que podem, ou não, surgir na atividade normal de uma empresa ao passo que a receita sempre surge de atividade normal.
Como o efeito no patrimônio é o mesmo, não se excluem os ganhos no tratamento desseitem, embora as vezes não estritamente operacional (como no caso de uma aplicação financeira que receita financeira).

Ganhos não realizados

Os ganhos incluem os que surgem de vendas e baixas de ativos não circulantes . A definição geral de Receita também inclui os ganhos financeiramente ainda nào realizados como, por exemplo, os derivantes da reavaliação de títulos negociáveis (Acões avaliadasao preco do mercado)e os resultados de acréscimos no valor de ativos de longo prazo ou permanentes (equivalência patrimonial).

Evidenciando separadamente

Quando ganhos são reconhecidos na demonstração normalmente sã
o separados porque seu conhecimento é útil para a finalidade de decisões econômicas.
Vários tipos de ativos podem ser recebidos como resultado de uma Receita: exemplos...
tracking img