Fichamento piaget, vygotsky, wallon, teorias psicogeneticas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8270 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O lugar da Interação Social na Concepção de Jean Piaget
Em seu livro, Biologie et Connaissance, Piaget escreveu “a inteligência humana somente se desenvolve no indivíduo em função de interações sociais que são, em geral, demasiadamente negligenciadas”. Tal afirmação, num livro cujo título resume o tema central da obra do autor, talvez cause estranheza em alguns leitores, pois, como é notório,Piaget costuma ser criticado justamente por “desprezar” o papel dos fatores sociais no desenvolvimento humano. Todavia, nada seria mais injusto do que acreditar que tal desprezo realmente existiu. Piaget não se deteve longamente sobre a questão, contentando-se em situar as influências e determinações da interação social sobre as poucas balizas que colocou nesta área são de suma importância, nãosomente para sua teoria, como também para o tema. Para introduzir a questão, analisemos a seguinte afirmação: o homem é um ser essencialmente social, impossível, portanto, de ser pensado fora do contexto da sociedade em que nasce e vive. Em outras palavras, o homem não social, o homem considerado como molécula isolada do resto de seus semelhantes, o homem visto como independente das influências dosdiversos grupos que frequenta, o homem visto como imune aos legados da história e da tradição, este homem simplesmente não existe”. Escreve Piaget: “Se tornamos a noção social nos diferentes sentidos do termo, isto é, englobando tanto as tendências hereditárias que nos levam á vida em comum e á imitação, como as relações “exteriores” (no sentido de Durkheim) dos indivíduos entre eles, não se podenegar que, desde o nascimento, o desenvolvimento intelectual é, simultaneamente, obra da sociedade e do indivíduo”. (pags. 11 e 12)
Todavia, como escreve Piaget em seguida,tal postulado é demasiadamente amplo e, por conseguinte, vago. Em suma, afirmar que o homem é ser social ainda não significa optar por uma teoria que explique como este “social” interfere no desenvolvimento e nas capacidades dainteligência humana. . O equacionamento que Piaget dá a essa questão passa por dois momentos, O primeiro: definir de forma mais precisa o que se deve entender por “ser social”. O segundo: verificar como os fatores sociais comparecem para explicar o desenvolvimento intelectual. Escreve Piaget: “O homem não normal não é social da mesma maneira aos seis meses ou aos vintes anos de idade, e, porconseguinte, sua individualidade não pode ser da mesma qualidade nesses dois diferentes níveis”. Seu critério é a qualidade da “troca intelectual” entre dois indivíduos. O grau ótimo de socialização se dá quando tal troca atinge o equilíbrio. (pág. 12).
Em síntese, escreve Piaget: “No total, o equilíbrio de uma troca de pensamentos supõe 1) um sistema comum de signos e de definições, 2) uma conservaçãodas proposições válidas obrigando aquele que as reconhece como tal e 3) uma reciprocidade de pensamento entre os interlocutores”. Para que este equilíbrio ocorra, são necessários interlocutores que possam cumprir essas regras e um determinado tipo de relação social em que elas sejam possíveis. Para Piaget, o “ser social” de mais alto nível é justamente aquele que consegue relacionar-se com seussemelhantes da forma equilibrada. Tal equilíbrio das relações sociais somente é possível entre sujeitos que tenham atingido este estágio de desenvolvimento. A maneira de ser social de um adolescente é uma, porque é capaz de participar de relações. E a maneira de ser social de uma criança de cinco anos é outra, justamente porque ainda não é capaz de participar de relações sociais que expressam umequilíbrio de trocas intelectuais. Para Piaget não se trata de traçar uma fronteira entre o social e o não social, mas sim de, a partir de uma características importante das relações possíveis entre pessoas de nível operatório (que representa o grau máximo de socialização do pensamento) comparar graus anteriores de socialização. As principais etapas do desenvolvimento das operações lógicas...
tracking img