Drogas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2006 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MONSENHOR HILDEBRANDO VERÍSSIMO GUIMARÃES
RUA NOSSA SENHORA DO CARMO, 436, CENTRO.
CAMPO ALEGRE – ALAGOAS
“DROGAS!!! CONHECER PARA RESISTIR”


CAMPO ALEGRE – AL
2011
1. APRESENTAÇÃO

Vivemos em tempos terríveis. Dentre os males que assolam a sociedade, adroga figura como um de seus grandes expoentes.
As drogas ameaçam a vida de nossos filhos, causam ruptura em nossas escolas e desagregam famílias. 
Os crimes relacionados com drogas assoberbam nossos tribunais, os órgãos de assistência social e a polícia. 
Esta situação não precisa nem deve continuar.
Sabemos o que funciona. Sabemos que o uso de drogas pode ser detido.Mas sabemos também que não é fácil derrotar as drogas. 
Não podemos esperar que as escolas cumpram a tarefa sem a ajuda dos pais, da polícia, dos tribunais e de outros grupos comunitários. 
As drogas só serão vencidas, quando todos nós trabalharmos juntos para dirigirmos uma mensagem firme, consistente, àqueles que usariam ou venderiam drogas: uma mensagem de que as drogasilegais não serão toleradas. 
É hora de nos juntarmos num esforço municipal, estadual e nacional para conseguirmos que as escolas fiquem sem drogas.
A palavra droga, como outras na língua portuguesa, não possui uma definição restrita, podendo, dentre outros conceitos, significar medicamento, ou então transmitir uma sensação desagradável ou uma qualidade ruim, como em "- Ah, mas quedroga...!”
Hoje nós vamos conhecer melhor um desses tantos conceitos, vamos conhecer aquele que se refere às drogas psicotrópicas.
Droga Psicotrópica é aquela que age no cérebro, modificando o seu funcionamento e trazendo como conseqüências alterações do comportamento e do psiquismo.
Esta definição é dada pela Oficina Pan-Americana de Saúde, OPAS, e é uma das mais difundidas naliteratura sobre o assunto.
Quando essa droga possui origem em elementos da natureza, como planta é chamada de natural, como a maconha; quando é produzida em laboratório, é chamada de sintética, como o LSD.
Dentro do contexto legal, a droga pode ser lícita, quando seu consumo é permitido pela lei, como bebidas alcoólicas, tabaco, tranqüilizantes; e ilícita, quando seu consumo éproibido pela lei, como cocaína, maconha, crack.
As drogas psicotrópicas agem diretamente no sistema nervoso central, alterando o funcionamento do cérebro, e podem atuar de três maneiras: deprimindo, estimulando e perturbando.
Drogas depressoras são aquelas que diminuem ou deprimem a atividade geral do cérebro. O uso de tais drogas deixa a pessoa sedada, relaxada, mole e sonolenta,alterando também a memória. 
Bebidas alcoólicas, calmantes, codeína, barbitúricos e inalantes são alguns exemplos de drogas que causam este efeito.
Drogas estimulantes são aquelas capazes de acelerar o funcionamento do cérebro e assim aumentar o estado de alerta, diminuindo o sono e o apetite, e aumentando a capacidade física para o trabalho e esportes, apesar de diminuir o desempenho. Nagíria se diz quem as pessoas ficam "ligadas". 
Os estimulantes mais conhecidos são a cocaína, a anfetamina.
Drogas perturbadoras ou alucinógenas são aquelas que modificam a forma de funcionamento do cérebro, passando a pessoa a perceber as coisas deformadas, muito coloridas e distorcidas, com pensamentos sem nexo aparente. 
A maconha, LSD e cogumelos são as principais drogasalucinógenas.
“A arma mais eficiente contra as drogas é a informação”.
Não a informação que traduza uma "psicologia do terror", mas a informação verdadeira, sincera, sem máscaras, nem mitos, que faça as pessoas refletir e se posicionarem em relação ao assunto, sendo indispensável mobilizar toda a comunidade.
Esclarecer as famílias, os professores, os orientadores educacionais, as...
tracking img